Links de Acesso

Obama Anuncia Equipa de Segurança Nacional


O presidente-eleito Barack Obama anunciou hoje os principais membros da sua equipa de segurança nacional, que inclui a nomeação da sua antiga rival, a senadora Hillary Clinton, para secretária de Estado.

No anuncio feito em Chicago, Obama manteve Robert Gates como secretário da Defesa e nomeou o general dos “Marines” na reserva, Jim Jones, como seu Conselheiro para a Segurança Nacional.

Barack Obama nomeou também a governadora da Arizona, Janet Napolitano, como secretária da Segurança Interna, e Susan Rice como embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas.

O antigo vice-Procurador-Geral Eric Holder, foi nomeado Procurador-Geral. Se for confirmado pelo Senado, Holder será o primeiro africano-americano a dirigir o Departamento de Justiça.

Desde o inicio da sua corrida presidencial, Barack Obama afirmou que a invasão do Iraque em 2003 foi um erro. Por isso foi com uma certa surpresa que nomeou a senadora Hillary Clinton como sua secretária de Estado. Clinton votou a favor da invasão e defendeu repetidas vezes o seu voto durante a campanha para a nomeação presidencial pelo Partido Democrático.

Para evitar possíveis conflitos de interesse entre as actividades do antigo presidente Bill Clinton com os deveres da sua mulher como secretaria de Estado, o antigo presidente aceitou revelar os nomes dos doadores de organizações que preside e autorizar que a administração Obama tenha uma palavra a dizer sobre o conteúdo dos seus discursos. O arranjo não tem precedentes entre um antigo presidente e uma administração.

Quanto à permanência de Robert Gates à frente do Departamento da Defesa, o senador democrata pelo Estado de Rhode Island, Jack Reed, disse não ver qualquer inconveniente em manter um elemento chave da administração Bush no governo de Obama.

“Penso que representa uma mensagem, numa altura de significativos desafios internacionais, a continuidade de Bob Gates à frente do Pentágono, do seu bom julgamento, do seu bom senso, numa demonstração de que o seu desempenho e absolutamente critico neste momento”.

Quanto à nomeação de Hillary Clinton para secretária de Estado, a senadora democrata pelo Estado do Missouri, Claire McCaskill, afirmou que o presidente-eleito Obama está a demonstrar agora a sua disponibilidade em ouvir os diferentes pontos de vista e, ao fazer isso, vai desafiar a forma como Washington opera.

“O que essas escolhas dizem sobre Barack Obama é que o tipo de mudança que ele abraça engloba não apenas escolher pessoas que estiveram do seu lado durante a campanha, mas escolher os melhores. Isso é uma importante mudança em Washington”.

XS
SM
MD
LG