Links de Acesso

Tensões na Península Coreana


A Coreia do Sul revelou que nove funcionários de um enclave industrial na Coreia do Norte, vão abandonar o local, isto devido ao agravamento das relações entre os dois países.

O porta-voz do ministério da unificação sul coreano disse que a decisão , responde assim a uma pedido da Coreia do Norte que exigiu o encerramento do parque industrial de Kaesong, explorado conjuntamente por Pyongyang e por Seul.

O parque industrial em questão fica localizado na fronteira comum entre as duas Coreias e foi construído para simbolizar a reconciliação coreana. Nele operam 90 companhias sul coreanas que empregam mais de 33 mil norte-coreanos.

O ministro da Unificação de Seul disse ter planos de repatriamento dos sul-coreanos que trabalham no complexo, isto apesar de continuarem as negociações sobre o número exacto de trabalhadores a serem repatriados.

A Coreia do Norte anunciou no início da semana que metade dos empregados sul-coreanos que trabalham no parque industrial de Kaesong seriam expulsos até 1 de Dezembro próximo.

XS
SM
MD
LG