Links de Acesso

Zimbabwe: Novas Sanções dos Estados Unidos ?


Os Estados Unidos expressaram o seu desapontamento pelo fracasso do esforço da SADC de conseguir que os partidos zimbabueanos concordassem com a partilha do poder. Funcionários americanos disseram ser possíveis novas sanções dos Estados Unidos se o presidente Mugabe falhar em dar a oposição uma significativa parte da autoridade.

O Departamento de Estado classificou a ultima oferta de compromisso do presidente Mugabe como mais um exemplo de tentativa do velho líder de “subverter a vontade” do povo zimbabueano.

O Departamento de Estado tornou assim claro o seu desapontamento sobre os resultados da cimeira de Joanesburgo e levanta as perspectivas de mais sanções dos Estados Unidos tendo por alvo Mugabe e o seu partido ZANU-PF.

Mugabe, apesar de um acordo de partilha do poder com o líder da oposição Morgan Tsvangirai em Setembro, nomeou unilateralmente partidários da ZANU-PF para os Ministérios chave da Defesa, Interior e Negócios Estrangeiros.

Falando a jornalistas, o porta-voz do Departamento de Estado, Robert Wood, manifestou acordo com Tsvangirai de que a formula avançada na cimeira da SADC para os partidos partilharem o controle do Ministério do Interior, que supervisiona a força policial do país, fica muito aquém do que foi requerido.

“Penso poderemos compreender a posição de Tsvangirai. Isto é, é suposto haver uma partilha do poder e este exemplo de partilhar o Ministério do Interior não reflecte a vontade dos votantes zimbabueanos. Estamos por isso desapontados. E o que queremos ver é uma verdadeira negociação sobre a partilha do poder de modo a poder ser acordo um governo para que os zimbabueanos sintam que tem um futuro.”

Wood declinou criticar os lideres da SADC pelo fracasso da cimeira, afirmando que enfrentam uma tarefa difícil na tentativa de conseguir que Mugabe se sente e negoceie sériamente com a oposição.

O porta-voz do Departamento de Estado disse que os Estados Unidos há muito que estão preocupados sobre se o acordo de partilha de Setembro poderá ser implementado.

O Zimbabue está efectivamente sem um governo desde as eleições em Março deste ano onde o Movimento para a Mudança Democrática, da oposição, ganhou lugares suficientes para controlar o parlamento e Morgan Tsvangirai, ganhou a primeira volta das presidenciais e não concorreu à segunda volta devido à repressão contra os seus apoiantes.

Wood afirmou que os Estados Unidos vão consultar parceiros internacionais sobre a aplicação de novas sanções contra Harare.

XS
SM
MD
LG