O Partido Democrático deverá ser o grande vencedor das eleições legislativas que também se realizam hoje aqui nos Estados Unidos.
Todos os 435 lugares da Câmara dos Representantes estão em jogo nas eleições legislativas de hoje e ainda 35 lugares dos 100 lugares do Senado.
Sondagens indicam que nestas eleições os Democratas deverão reforçar a maioria que já possuem na Câmara dos Representantes e no Senado.
Analistas fazem notar que a posição do Partido Republicano se tem vindo a deteriorar desde as eleições legislativas de 2007 quando os Republicanos perderam lugares em círculos onde os Democratas não deveriam ganhar..
A falta de popularidade da administração Bush deverá jogar a favor dos Democratas e agravar a posição dos Republicanos, dizem os analistas.
As previsões são de que na Câmara dos Representantes os Democratas poderão ganhar mais 17 a 28 lugares enquanto no Senado se aventa a possibilidade (ainda que difícil) dos Democratas ganharem um total de 60 lugares. As previsões dos especialistas são de ganhos de entre sete e oito lugares.
Em termos do congresso portanto este advinha se um dia de grandes vitórias para o Partido Democrático.
Em jogo também nestas eleições de 4 de Novembro estão 11 postos de governador estadual dos quais seis são controlados por Democratas e cinco por Republicanos. As sondagens indicam que há a possibilidade dos Republicanos perderem um destes postos.
Actualmente os Republicanos controlam um total 22 postos de governador contra 28 dos Democratas.
Para além das eleições legislativas e para governador os eleitores americanos vão também no dia 4 de Novembro votar numa série de referendos a nível municipal e estadual. Em diversos estados vão ser também eleitos representantes municipais e estaduais.