Links de Acesso

O Tráfico de Crianças na Guiné-Bissau


Os especialistas estimam que cerca de 2,4 milhões de seres humanos são traficadas, anualmente, em todo o mundo, com as crianças a constituírem uma importante franja dessa transação criminosa e proibida pelas convenções internacionais.
A nível dos países africanos de língua oficial portuguesa, a Guiné-Bissau tem sido um dos mais afectados por esse fenómeno, particularmente o do tráfico de crianças para Senegal, com o pretexto da frequência de escolas corânicas, do outro lado da fronteira comum entre os dois países.
Apesar do engajamento das autoridades fronteiriças dos dois países e de alguns êxitos já registados nesse combate do fenómeno, o problema de tráfico de crianças continua a suscitar preocupações acrescidas das autoridades guineenses.
Para nos ajudar a compreender a dimensão do problema, o "Temas e Debates" de hoje tem como convidado, Carlos Adulai Djal, governador da Província de Bafatá, no Leste da Guiné-Bissau, por sinal uma das regiões que tem servido de ponto de passagem das crianças alegadamente traficadas para o Senegal.

Relacionados

XS
SM
MD
LG