Links de Acesso

EUA Condenam Nkunda


Os Estados Unidos condenaram os comentários do líder rebelde congolês, Laurent Nkunda, que ameaçou depor o governo do presidente Joseph Kabila.

Um funcionário do Departamento de Estado americano disse, ontem, que Washington se opõe a qualquer iniciativa que vise criar a instabilidade na República Democrática do Congo. Segundo aquele funcionário, o governo congolês é internacionalmente reconhecido e apelou ao mundo, para apoiar os esforços dos congoleses no sentido da consolidação da democracia.

O líder rebelde Laurent Nkunda disse, na semana passada, a uma estação de rádio francesa que o governo congolês estava a permitir que forças estrangeiras ocupassem o país, Nkunda acusou ainda as autoridades nacionais de colaborarem com as milícias do vizinho Rwanda, que têm aterrorizado as populações da parte leste da República Democrática do Congo.

Laurent Nkunda fundou, em 2004, o seu grupo rebelde, sob a alegação da necessidade de proteger a minoria tutsi congolesa dos ataques dos rebeldes hutus, a partir do Rwanda.

XS
SM
MD
LG