Links de Acesso

Adis Abeba quer ONU na Somália


A Etiópia exorta o Conselho de Segurança das Nações Unidas a estacionar “capacetes azuis” na vizinha Somália, onde morreram e estão sem tecto milhares de pessoas, em resultado do conflito armado, que se regista desde o ano passado.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, Seyoun Mesfin, disse na segunda-feira, perante a Assembleia Geral das Nações Unidas, que o Conselho de Segurança tem a responsabilidade de destacar uma missão de manutenção de paz para a Somália, o mais cedo possível, ou pelo menos, disponibilizar recursos de apoio à missão da União Africana presentemente no país.

A União Africana tem cerca de dois mil e 600 homens estacionados na Somália.

O ministro etíope elogiou o envio de tropas do Uganda e Burundi de reforço à missão da União Africana na Somália, exortando as outras nações a fazerem o mesmo.

Forças da Etiópia entraram na Somália em 2006 com o objectivo de ajudarem o governo interino somáli nos seus esforços para desalojar o movimento islamista, que assumira o controlo da capital somáli, Mogadíscio, e grande parte das regiões do sul da Somália.

XS
SM
MD
LG