Links de Acesso

Momento Critico Para a Economia Americana


O presidente americano George W. Bush disse hoje que os esforços para a adopção do plano de relance do sistema financeiro devem prosseguir e que a sua rejeição pela Câmara dos representantes não significava o fim do processo legislativo.

O presidente Bush disse que este é um momento critico para a economia americana que depende de acção decisiva por parte do governo federal.

“Por muito que desejemos que a situação seja diferente o nosso país não faz agora face a uma escolha entre acção governamental e o funcionamento do mercado livre. Temos escolha entre acção e a perspectiva real de dificuldades económicas para milhões de americanos. Para bem da segurança financeira de todos os americanos, o Congresso tem que actuar”.

A Câmara dos Representantes rejeitou segunda feira feita o plano para comprar valores ligados a hipotecas que perderam valor devido ao declínio do mercado de habitação.

Os bancos que estão em posse desses valores estão a restringir o credito tornando mais difícil às empresas e consumidores obterem empréstimos. Por isso o presidente Bush quer que o congresso aprove um plano para gastar até 700 mil milhões de dólares para comprar esses valores dando assim aos bancos mais dinheiro para emprestarem.

O facto de o Congresso ter chumbado o plano resultou numa queda de 778 pontos na media industrial do Dow Jones.

Falando a jornalistas antes dos mercados abrirem hoje Bush disse que a economia americana faz face a uma situação urgente cujas consequências irão piorar diariamente se os legisladores não actuarem.

"A queda dramática da bolsa de valores que testemunhamos ontem terá um impacto directo nas contas de reforma, fundos de reforma e poupanças individuais de milhões de americanos. E se a nossa nação continuar nesta via os danos económicos serão dolorosos e de longa duração”.

As sondagens á opinião publica indicam que muitos americanos se opõem ao plano. Muitos dos legisladores que votaram contra o plano fazem face a difíceis campanhas eleitorais nas eleições legislativas de novembro.

Ambos os candidatos presidenciais, Barack Obama e John McCain sugeriram ontem que o limite ás garantias do governo a depósitos bancários fosse aumentada de 100 mil para 250 mil dólares o que, disseram ajudaria, as pequenas empresas.

Obama e McCain apelaram aos legisladores para continuarem a trabalhar no plano de resgate financeiro.

O presidente Bush tentou acalmar os investidores tanto nos Estados Unidos como no estrangeiro afirmado estar confiante que um acordo será alcançado para resgatar o sector financeiro.

Bush disse que o seu governo vai continuar negociações com os dirigentes legislativos para se avançar com um projector de lei quando estes regressarem ao trabalho.

XS
SM
MD
LG