Links de Acesso

Costa da Somalia: Vigilância do Movimento dos Piratas


Navios de guerra dos Estados Unidos encontram-se a caminho a costa da Somália, onde uma embarcação com 30 tanques de combate e outros equipamentos militares a bordo encontra-se sob controlo, de piratas.

De facto, a quinta esquadra naval americana estacionada no Bahrain, recusou precisar o numero de vasos de guerra enviados para a costa somali.

Mas a porta voz da frota, o tenente Stephanie Murdock disse que vários navios juntaram-se a fragata USS Howard que já se encontrava estacionada na região e na vigilância do movimento dos piratas que se apoderaram do navio de bandeira ucraniana.

'Existem de momento vários navios da quinta esquadra ao largo do navio Faina. Para alem de vigiarem a distancia a embarcação, eles tem mantido comunicações com a embarcação, portanto estão a monitorizar a situação.

Cerca de 60 piratas somalis que operam a partir da cidade Haradere, apreenderam na passada quinta feira um navio de bandeira ucraniana, que se dirigia aparentemente para o porto queniano de Mombasa.

A bordo da embarcação encontra-se uma tripulação de 20 marinheiros, entre russos ucranianos e moldavos, 33 tanques de guerra T-72 e uma substancial quantidade de granadas, de roquetes e de armas antiaéreas, para alem de outras munições.

Os piratas exigem pela libertação da embarcação e respectiva carga e tripulação, o pagamento de 20 milhões de dólares. E o navio encontra-se ancorado a 11 quilómetros da costa leste da Somalia.

Com a autorização dos piratas, Victor Nikolsky, o imediato da embarcação sequestrada, falou em exclusivo a VOA. Nikolsky confirmou noticias postas a circular em Moscovo, e dão conta da morte e devido a causas naturais, do comandante da embarcação, Vladimir Kolobkov.

'Ele morreu de hipertensão. E agora sou eu o capitão do navio.'

Sabe-se que uma fragata da Rússia encontra-se igualmente a caminho da costa da Somália e aumentam os receios sobre a possibilidade do armamento militar a bordo poder vir a cair nas mãos do ambicioso líder de uma das facções beligerantes somalis, que tem movido uma sangrenta rebelião contra o governo da Somália, este apoiado pela Etiópia.

O porta voz dos piratas baseado em Haradere, Sygule Ali disse por seu lado a VOA que o seu grupo não tem intenção de manter ou de vender o cargueiro ucraniano. Tudo o que queremos, é que o resgate seja pago, disse aquele porta voz.

O porta voz dos piratas entende que a única forma de se resolver o impasse e o pagamento do resgate, sob pena de toda a tripulação da embarcação ser assassinada.

O governo queniano confirmou ter adquirido os tanques de guerra, armas e munições a bordo do cargueiro no âmbito da modernização do seu exercito e que o destino final do cargueiro seria o porto de Mombasa.

Entretanto, Andrew Magura, da Seafares Assistance Program, uma organização sediada em Mombasa e que se tem dedicado ao apoio dos homens do mar e a monitorização das actividades dos piratas, falou em evidencias que sustentam que a carga do cargueiro ucraniano destinar-se-ia, afinal ao sul do Sudão.

'De acordo com os nossos dados, desde Outubro do ano passado, quatro navios com a mesma carga dirigiram-se para o sul do Sudão.'

Uma alegação que o governo do Sudão já desmentiu. Cartum nega ter ao longo do ultimo, recebido equipamentos militares do exterior.

XS
SM
MD
LG