Links de Acesso

Bush Elogiou Iniciativa Tomada Pelo Governo


Pouco antes da Câmara dos Representantes votar o plano de resgate do sector financeiro americano, no montante de 700 mil milhões de dólares, o Presidente George Bush foi perante as câmaras de televisão e fez um apelo a sua rápida aprovação. Bush elogiou a iniciativa tomada pelo seu governo.

Tenho confiança de que este plano de resgate, juntamente com outras medidas que vão ser tomadas pelo Tesouro e pelo Banco Central, vai dar inicio à obra de restauração do vigor e da estabilidade do sistema financeiro dos Estados Unidos e da economia em geral”.

O presidente reconheceu que as negociações sobre o plano foram difíceis, mas acrescentou que no final o esforço e o espirito de cooperação foram recompensados.

Bush comentou que o plano em questão visa resolver a causa básica da crise financeira, ou seja, a existência de numerosas hipotecas de alto risco que foram mal sucedidas, o que restringiu o crédito disponível para outros usos.

“Com este projecto legislativo decisivo, ajudaremos a restaurar o fluxo de crédito, o com isso as famílias americanas poderão satisfazer suas necessidades diárias e as empresas americanas poderão adquirir artigos, entregá-los aos seus clientes, e pagar aos empregados”.

Bush admitiu que a votação representa um problema para os legisladores, pois muitos americanos estão, na verdade, preocupados com o facto do dinheiro do contribuinte ir ser usado para ajudar pessoas que fazem empréstimos (que não deviam) ou instituições financeiras em dificuldades.

O Congresso, ao aprovar logo este projecto fará um gesto capaz para estimular o mercado doméstico ou estrangeiro. Todos os parlamentares e o povo em geral precisam estar conscientes de que a aprovação do projecto corresponde a um voto a favor de conter os prejuízos económicos capazes de afectar o cidadão e a comunidade”.

Bush advertiu que o pacote não vai trazer alívio imediato, nem curar todos os males que afligem a economia. No entanto, disse estar certo de que a longo prazo os Estados Unidos vão superar todos esses desafios e vão continuar a ter a economia mais dinâmica e produtiva do mundo.

XS
SM
MD
LG