Links de Acesso

Assegurar Um Acordo


O presidente George W. Bush convidou os candidatos presidenciais Barack Obama e John McCain bem como os lideres do Congresso para uma reunião na Casa Branca na esperança de assegurar um acordo para ajudar o sector financeiro dos Estados Unidos. Isto, depois de ter feito um discurso à nação apelando pelo apoio publico ao plano de ajuda.

O presidente Bush afirmou que a economia está em perigo e que alguma coisa tem de ser feita.

“Estamos no meio de uma seria crise financeira e o governo federal está a responder de uma forma decisiva.”

Num discurso inabitual a partir da Casa Branca, o presidente Bush tentou colocar a complicada crise financeira em termos acessíveis, tendo dito que os problemas que a Wall Street enfrenta actualmente poderão eventualmente entrar nas casas dos americanos.

“Mais empresas irão fechar as suas portas e milhões de americanos poderão perder os seus empregos. Mesmo para aqueles que tem uma boa historia de credito, será mais difícil obter empréstimos para a compra de um carro ou enviar os filhos para a Universidade. E, em ultima analise, o nosso país poderá enfrentar uma longa e dolorosa recessão”.

Até recentemente, o presidente Bush dizia que a economia americana estava solida. Agora a Casa Branca utiliza palavras diferentes para descrever a saúde fiscal da América – dizendo que o sistema financeiro e suficientemente forte para sobreviver ao actual tumulto nos mercados.

Mas o remédio para a adoentada economia tem um preço muito elevado. A administração Bush quer que o Congresso aprove um plano no valor de 700 mil milhões de dólares para adquirir os maus débitos na posse de grandes instituições financeiras.

Todos concordam que algo deve ser feito. Mas muitos congressistas estão cépticos sobre a elevada quantia de dinheiro para ajudar empresas privadas.

Os democratas, como Brad Sherman, da Califórnia, queixam-se de que o pacote de recuperação económica tem muito a ver com a ajuda as instituições financeiras e pouco na ajuda aos cidadãos privados.

Mas a maior oposição ao plano parece vir de conservadores fiscais do próprio partido do presidente Bush. O republicano Cliff Stearns, da Florida, disse que o plano expõe os contribuintes americanos a um grande risco financeiro.

Hoje o presidente Bush vai manter um encontro à porta fechada com os candidatos presidenciais John McCain e Barack Obama e lideres do Congresso sobre o plano financeiro.

Obama e McCain têm apelado aos seus colegas do Senado para acordarem o assunto de uma forma bi partidária.

Num desabitual comunicado conjunto divulgado minutos antes do discurso de Bush ontem à noite, Obama e McCain disseram que todos devem trabalhar juntos para evitar o que chamaram de uma catástrofe económica.

XS
SM
MD
LG