Links de Acesso

Kgalema Motlanthe Eleito Presidente da República da África do Sul


Kgalema Motlanthe foi hoje eleito Presidente da República da África do Sul pela Assembleia Nacional, com 269 votos a favor.

Motlanthe, de 59 anos, torna-se assim o terceiro chefe de Estado desde o nascimento da democracia multirracial na África do Sul em 1994, depois de Nelson Mandela e Thabo Mbeki, que apresentou durante o fim-de-semana a sua demissão da liderança do partido no poder, o Congresso Nacional Africano.

Motlanthe – considerado um intelectual de esquerda – substitui Mbeki até às próximas eleições, previstas para Abril do próximo ano.

Motlanthe é um ex-activista estudantil, ex-sindicalista e antigo soldado do braço militar do ANC. Em 1977 foi condenado a dez anos de prisão e encarcerado na Ilha de Robben junto com Nelson Mandela e Zuma. Já em liberdade, atinge o cargo de secretário-geral do ANC em 1997 e torna-se o seu vice-presidente dez anos depois, em 2007.

O resultado da votação no parlamento nunca esteve em duvida, mas o processo de eleição de Mothlanthe foi rigorosamente seguido tendo sido iniciado com o pedido do Juiz presidente Pius Langa para nomeação.

A Aliança Democrática , o maior partido da oposição no parlamento nomeou o candidato Joe Seremane, mas com uma maioria de dois terços na câmara, o candidato do ANC seria sempre o vencedor.

O Presidente Mothlanthe e se assim se pode dizer uma figura algo opaca para os sul africanos.

Uma sondagem publicada no inicio desta quinta feira em que os inquiridos eram perguntados se apoiavam a sua candidatura, e aquilo que conheciam dele, recebeu um índice de quatro em cada dez.

Ironicamente ate mesmo os apoiantes do ANC colocaram no apenas em quinto lugar, com a maioria a indicar que não o conheciam suficientemente para terem uma opinião formada.

Foi alias precisamente esta quinta feira que os sul africanos souberam pela primeira vez que Mothlanthe nascera a 21 de Julho de 1949, em Alexandra, actualmente um subúrbio de Joanesburgo.

Julga-se que seja casado e pai de três filhos, já que a biografia divulgada pelo ANC nem incluiu as habilitações literárias.

Em 1976 foi detido sem julgamento durante dez meses e no ano seguinte condenado a 10 anos de cadeia por ofensas contra o estado segregacionista.

Libertado em 1987, Mothlante aderiu ao movimento sindical e em 1997 foi eleito secretario geral do ANC um cargo que manteve ate ser eleito, em Dezembro do ano passado, vice-presidente do partido.

Recebeu trezentos e sessenta votos de um total possível de quatrocentos, com 41 anulados, uma forma utilizada com frequência pelos sul africanos para manifestar desagrado pelos candidatos ou pelo processo.

O candidato da Aliança Democrática recebeu 50 votos, e Mothlanthe 269 ou, seja 28 votos a menos do que os numero dos membros do ANC no parlamento.

O anuncio do vencedor por parte do Juiz Langa foi breve.

'Declaro Kgalema Petros Mothlanthe formalmente eleito presidente da Republica da África do Sul.'

Antes de discursar perante a Câmara, o presidente Mothlanthe escutou as intervenções de uma serie de elementos dos partidos da oposição, que apesar de acolherem a nomeação, alertaram para o facto de ter chegado a altura de colocar o pais acima das divisões partidárias.

Por seu lado, Mothlanthe aceitou o cargo numa intervenção curta tendo seguido depois para a sua residência para prestar juramento.

'Eu, Kgamela Petros Mothlanthe, juro ser fiel a Republica da África do Sul, e obedecer, preservar, e manter a Constituição, e todas as outras leis da Republica, e prometo solene e sinceramente que sempre promoverei o avanço da Republica, e me oporei a todos que a queiram danificar.'

No discurso perante o parlamento, o novo presidente afirmou que não vai alterar as políticas que permitiram a África do Sul um crescimento económico sustentado, e prometeu aumentar as iniciativas para a criação de mais postos de trabalho.

Anunciou igualmente que o novo gabinete ira incluir a maioria dos ministros do antigo governo, incluindo o respeitado ministro das Finanças, Trevor Manuel.

XS
SM
MD
LG