Links de Acesso

ANC Reúne-se Após Demissão Ministerial em Massa


O gabinete sul-africano deverá reunir-se ainda hoje, quarta-feira, um dia depois de mais de um-terço dos seus membros ter apresentado as suas respectivas demissões.

Um porta-voz do governo anunciou que a agenda da reunião não será tornada pública assim como a identidade dos participantes no encontro.

Onze ministros do gabinete sul-africano demitiram-se quando o Presidente Thabo Mbeki apresentou a sua própria exoneração, no domingo, pressionado pelo Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder.

A notícia das exonerações colectivas de Mbeki e do seu gabinete provocou baixas de valores nos mercados sul-africanos, tendo, no entanto, recuperado parcialmente, mais tarde, quando o Ministro das Finanças, Trevor Manuel, anunciou estar disposto a servir no gabinete do novo presidente.

Os partidos da oposição acusaram o ANC de pôr em jogo a estabilidade politíca e económica da Africa do Sul forçando Mbeki a abandonar o poder.

O ANC forçou Thabo Mbeki a demitir-se após ter sido acusado pelo juíz de interferências no caso de corrupção contra o seu rival político e líder do ANC, Jacob Zuma.

XS
SM
MD
LG