Links de Acesso

Angola: Dos Santos não vai para o Parlamento


Embora órgãos do MPLA ainda estejam a reflectir sob como se dirigirem à Assembleia Nacional sob a matéria, o presidente José Eduardo dos Santos, número um deste partido na lista de candidatos a deputados, não deverá tomar posse no parlamento, soube a Voz da América de fonte oficial angolana.

As fontes contactadas pela Voz da América disseram que “o que falta neste momento é a clarificação dos termos em que a questão será formalizada.”

O MPLA venceu as eleições legislativas de 5 de Setembro passado , tendo obtido 81,86 por cento dos votos, que corresponde a 191 deputados. Entretanto nenhum das fontes contactadas pela Voz da América estava em posição de dizer se a primeira dama de Angola, Ana Paula dos Santos, tomaria posse ou não.

Pouco antes das eleições o Semanário Angolense disse que embora se tivesse sentido regozijada com a indicação do seu nome, Ana Paula dos Santos se teria revelado indisponível para ocupar o lugar no parlamento. Porém o seu nome apareceu em 12º lugar na lista de candidatos a deputados pelo círculo nacional.

A sessão de investidura dos deputados está marcada para a terça-feira da próxima semana, dia 30 de Setembro, sendo precedida a 26, sexta-feira, por uma reunião preparatória.

O ano parlamentar a começará a 15 de Outubro.

XS
SM
MD
LG