Links de Acesso

Suazilândia: Polícia Impede Manifestação Pró-Democracia


Na Suazilândia, a polícia bloqueou o acesso às pessoas que desejavam juntar-se às marchas pró-democracia, realizadas a poucas horas do início das eleições parlamentares.

Jornalistas e líderes sindicais afirmaram hoje, quinta-feira, que automóveis e autocarros foram impedidos pela polícia, que lhes vedou o acesso a um local onde iria ter lugar uma manifestação de protestos. A polícia deteve pelo menos quatro activistas sindicais.

Não há, para já, qualquer comentário da polícia suázi.

A manifestação deveria ter lugar na zona de fronteira com a Africa do Sul, tendo um grupo de cerca de 200 pessoas realizado o comício, mas no lado sul-africano da fronteira.

Activistas sindicais e pró-democracia na Suazilândia exigem maiores liberdades democráticas no reino onde partidos políticos são proibidos, desde 1973. Os activistas afirmam que as previstas eleições desta sexta-feira não passam de um simulacro.

O Rei Mswati III mantém um forte controlo sobre a política nacional, sendo o único responsável pela nomeação do Primeiro Ministro e do seu gabinete. Os críticos de Mswati afirmam que com o seu estilo de vida extravagante, o monarca tem contribuido para a pobreza generalizada em que se encontra mergulhado o país.

XS
SM
MD
LG