Links de Acesso

Tzipi Livni Futura Primeira Ministra ?


A ministra dos Estrangeiros de Israel, Tzipi Livni, obteve a vitoria, por escassa margem, na primaria do partido centrista Kadima, colocando-a em posição para se tornar na primeira mulher primeiro ministro, em mais de trinta anos.

Livni irá substituir Ehud Olmert, que decidiu demitir-se de funções por estar a ser objecto de investigação judicial por corrupção.

A eleição de Livni coloca a possibilidade naqueles que acreditam na sua determinação de prosseguir as negociações de paz como a ultima eventualidade para um acordo com os Palestinianos.

Antiga operacional dos serviços secretos, advogada de profissão e mãe de dois rapazes, é a principal negociadora israelita da actual ronda de conversações de paz promovidas pelos Estados Unidos.

Considerada uma moderada, obteve o apoio daqueles que no Kadima desejam um acordo negociado, e ao mesmo obteve apoio de alguns na direita por sustentar que não hesitará usar da força militar, se tal for necessário.

As conversações têm estado num impasse em questões antigas incluindo o estatuto de Jerusalém, a reivindicação dos Palestinianos ao direito ao regresso aos territórios ocupados por Israel, e ainda a situação dos colonatos judaicos.

Os analistas sustentam que a capacidade de Israel para negociar tem sido prejudicada pela convulsão política interna.

No discurso de aceitação, Livni indicou que não tenciona desperdiçar tempo em formar um novo governo, acentuando que a missão é a de criar estabilidade no governo para poder confrontar ameaças à segurança, para tirar vantagem das oportunidades para a paz e para fazer frente à instabilidade económica.

O partido centrista Kadima deve trabalhar no sentido de recuperar a confiança dos eleitores israelitas, que tem sido prejudicada pelas alegações de corrupção contra Olmert, ausência de progressos nas conversações de paz entre outros temas.

Alguns Palestinianos receberam com agrado como Mahdi Hadi, o presidente da Sociedade Académica Palestiniana para o Estudo de Assuntos Internacionais.

Mahdi Hadi afirmou a Voz da América que a experiência de Livni em lidar com os Árabes é tida por alguns Palestinianos como um sinal de esperança no processo de paz.

‘Encontra-se muito ciente dos detalhes de toda a problemática, o que constitui um capitulo novo nos dirigentes israelitas. Tem sido bem recebida na zona do Golfo tendo sido reconhecida como uma nova cara, uma nova dirigente, uma nova imagem de Israel na região.’

Os analistas sustentam que galvanizar o apoio entre os Israelitas não será tarefa fácil para Livni, que devera obter um equilíbrio entre a melhoria do relacionamento com os Árabes, e manter, internamente, o agrado da ala direita.

Ao fim do dia de ontem, os resultados apresentavam-na a obter uma vitoria folgada, mas no final foram apenas de umas escassas centenas de votos, algo que os analistas consideram indicar que o Kadima deverá enfrentar um forte desafio, se tiver de defrontar – nos próximos meses - o cada vez mais popular partido de direita Likud, chefiado pelo antigo primeiro ministro, Netanyahu.

Livni tem apenas algumas semanas para formar uma coligação governamental ou Israel será forçado a eleições gerais antecipadas.

XS
SM
MD
LG