Os principais partidos políticos zimbabueianos vão efectuar conversações sobre a atribuição dos postos de gabinete no novo governo de unidade.
Responsáveis do Partido ZANU-PF, do Presidente Robert Mugabe, e do MDC, Partido para Mudança Democrática, afirmam que os negociadores se reunirão dentro em breve.
Na segunda-feira, o Presidente Mugabe concordou em abandonar parte do seu poder, pela primeira vez, desde que assumiu o controlo do país há 28 anos, assinando o pacto de partilha de poder com Morgan Tsvangirai, líder do MDC, e o dirigente de uma pequena facção da oposição, Arthur Mutambara.
No âmbito do acordo, Tsvangirai assume a pasta de Primeiro Ministro, enquanto Mugabe retém a presidência e a prerrogativa de conduzir as reuniões do gabinete.
O entendimento destina-se a pôr fim a meses do impasse político desde as ultimas eleições e os ataques atribuídos às forças governamentais contra os activistas da oposição.
Numa entrevista publicada pelo jornal britânico, The Guardian, na sua edição desta quarta-feira, Tsvangirai disse que alguns membros do partido de Mugabe poderão ser julgados por actos de violência.