Links de Acesso

Sétimo Aniversário do 11 de Setembro


O sétimo aniversario dos ataques terroristas de 11 de Setembro foi hoje assinalado nos Estados Unidos com cerimonias comemorativas, tributos e momentos de silencio por todo o país.

Sete anos depois dos ataques, novaiorquinos concentraram-se no local onde estiveram implantadas as torres gémeas do World Trade Center.

Tal como nos anos anteriores, as cerimonias em Nova York incluíram quatro momentos de silencio – assinalando as horas em que os aviões desviados embateram em cada uma das torres gémeas e quando os dois edifícios ruíram por completo.

Este ano, familiares e estudantes representando as terras natais das vitímas leram em voz alta os nomes das mais de 2700 pessoas que morreram em Nova York.

O presidente da Câmara de Nova York, Michael Bloomberg, que presidiu as cerimonias, afirmou que o país se uniu para testemunhar "o dia, que começou como qualquer outro e terminou como ninguém teria imaginado".

"Voltamos esta manhã como novaiorquinos, americanos e cidadãos do mundo para recordar as pessoas inocentes de 95 países e territórios que perderam as suas vidas naquele dia".

Em Washington, o presidente Bush e a primeira dama Laura Bush observaram um momento de silencio na Casa Branca. Depois o presidente participou na inauguração de um memorial no Pentágono alusivo ao 11 de Setembro de 2001, onde 184 pessoas morreram quando um outro avião desviado por terroristas embateu no edifício do Departamento da Defesa.

Serviços comemorativos foram também efectuados em Shanksville, Pensilvania, onde 40 pessoas morreram a bordo de um quarto avião desviado que se despenhou num descampado, aparentemente depois de passageiros a bordo do aparelho terem tentado subjugar os seus captores.

O candidato presidencial republicano John McCain assistiu a cerimonia na Pensilvania antes de se dirigir para Nova York.

McCain e o seu rival democrata Barack Obama deverão comparecer conjuntamente ao fim do dia de hoje no Ground Zero para prestarem respeito às vitimas do 11 de Setembro. Deixando de parte a política, McCain e Obama vão depositar uma coroa de flores no local das Torres Gémeas e à noite vão falar num fórum sobre serviço publico na Universidade de Columbia.

Tal como nos anos anteriores, dois focos de luz azuis claros irão projectar-se esta noite na cidade de Nova York a partir do local onde se encontravam as Torres Gémeas do World Trade Center.

XS
SM
MD
LG