Links de Acesso

Retirada de Tropas do Iraque Provoca Reacções


O presidente Bush disse que cerca de oito mil soldados vão deixar o Iraque até fevereiro, incluindo um batalhão de fuzileiros estacionado na província de Anbar, uma brigada de combate do exercito e mais de três mil pessoal da aviação, engenharia e da policia militar.

Embora o inimigo no Iraque ainda seja perigoso, controlamos a ofensiva e as forças iraquianas estão cada vez mais capazes de liderar e vencer a luta. Como resultado temos sido capazes de aplicar a nossa política de regresso com sucesso, reduzindo as forças de combate americanas no Iraque à medida que as condições no terreno melhoram".

Falando a comandantes militares na Universidade de Defesa nacional em Washington Bush disse ontem que tudo indica que os avanços na situação de segurança são agora duráveis algo que o presidente disse se deve à sua decisão de enviar reforços para o Iraque o ano passado.

Com a retirada de oito mil soldados até ao principio do próximo ano, haverá ainda ligeiramente mais forças americanas no Iraque do que antes do envio dos reforços.

O candidato republicano as presidenciais de Novembro John McCain apoiou o envio desses reforços, mas o seu oponente, o democrata Barack Obama, não o fez.

Numa declaração escrita McCain disse que Obama está totalmente confuso na questão do progresso alcançado no Iraque. McCain descreveu a promessa de Obama de retirar todas as tropas americanas do Iraque no prazo de 16 meses como algo totalmente irresponsável.

Falando a jornalistas em Ohio, Obama disse que retirar as tropas vai forçar os dirigentes iraquianos a assumirem mais responsabilidade pela sua própria segurança.

Na ausência de um calendário para a retirada das nossas brigadas de combate, continuaremos em dar aos dirigentes iraquianos um cheque em branco em vez de os pressionar a reconciliarem as suas diferenças. Portanto quando o presidente fala num regresso com sucesso esta apenas a dar um novo nome à continuação dos mesmos erros estratégicos que têm dominado a nossa política externa há mais de cinco anos".

Para alem das retiradas do Iraque o presidente Bush disse que vai enviar mais tropas americanas para o Afeganistão onde segundo disse os ataques dos taliban estão a abalar a confiança do povo afegão.

O sucesso do Afeganistão é vital para a segurança da América e dos nossos parceiros no mundo livre. E apesar de todo o bom trabalho que já fizemos nesse pais é obvio que temos que fazer ainda mais. Como aprendemos no Iraque o melhor meio de restaurar a confiança do povo é restaurar a segurança básica e isso requer mais tropas".

Em Novembro um batalho de fuzileiros ou marines que deveria ser enviado para o Iraque vai ser enviado para o Afeganistão. Em janeiro será enviada uma brigada de combate do exercito.

McCain e Obama apoiam ambos o envio de mais tropas para o Afeganistão, mas o candidato democrático afirma que a medida anunciada pelo presidente é insuficiente porque um aumento substancial não vai acontecer antes dos próximos cinco meses.

"O seu plano não é suficiente. Não tem tropas suficientes não tem recursos suficientes e não tem a urgência necessária".

Palavras de Barack Obama.
O presidente Bush disse que os Estados Unidos tem que ajudar o Paquistão a derrotar os taliban e os combatentes da al Qaida que tem estado a usar regiões remotas do Paquistão para desestabilizar não só o Afeganistão, mas também o próprio Paquistão.

XS
SM
MD
LG