Links de Acesso

Resolver o Conflito em Darfur


Durante a visita à cidade turca de Istambul, o presidente do Sudão, Omar El Bashir anunciou uma nova iniciativa para resolver o conflito na região do Darfur.

A nova iniciativa segue-se à acusação contra o presidente sudanes por parte do Tribunal Internacional por crimes contra a humanidade cometidos no decurso do conflito em Darfur.

No decurso de uma conferencia de imprensa em Istambul, Omar El Bashir anunciou que vão ser iniciadas nos próximos dias novas medidas para encontrar uma solução pacifica para o conflito em curso na região de Darfur.

O presidente Bashir precisou que vão ser realizadas conversações com os grupos da oposição política dentro do Sudão.

Um diplomata sudanes precisou que as conversações de paz podem ter inicio já na próxima segunda feira e que na altura serão apresentadas as propostas aos grupos rebeldes de Darfur.

O Tribunal Internacional incriminou o presidente Bashir de ser responsável pelas mortes e as violações de centenas de milhar de pessoas, mas Bashir recusa a acusação como sendo politicamente motivada e por isso contraproducente.

Afirmou Bashir que as acusações do Tribunal contra algumas individualidades sudanesas foram apresentadas por pessoas desejosas de encorajar os movimentos, que se opõem a paz.

O presidente Bashir acusou também o Tribunal e os meios de comunicação internacionais de exagerarem os números dos mortos no conflito de Darfur.

Bashir desafiou qualquer agencia que vá a Darfur a provar a veracidade dos números publicados pelos media ocidentais. Bashir afirmou que os números adiantados foram de 300 mil e interrogou-se sobre a localização das campas com os restos mortais das alegadas vitimas.

O presidente Bashir desmentiu igualmente as acusações de violação sublinhando que o acto de violação é contrario às tradições religiosas e culturais do pais.

Criticou igualmente o acusador publico do tribunal por organizar o processo sem ter visitado o Sudão, e sublinhou que a acusação tem sido rejeitada pela maior parte da comunidade internacional e que o seu governo não irá acatar a decisão.

Bashir reiterou o compromisso de realizar no próximo ano eleições livres com observadores internacionais e que será efectuado em 2011 um referendo para determinar o futuro de Darfur.

O presidente Bashir encontra-se em Istambul para participar numa cimeira turco-africana.

XS
SM
MD
LG