Links de Acesso

Hu Jintao: Jogos Olímpicos Não São Fórum Político


O presidente chinês, Hu Jintao, afirmou que os Jogos Olímpicos de Pequim que começam daqui a uma semana não devem ser transformados num fórum político para manifestação de críticas ao desempenho de seu país no sector dos direitos humanos.

Ao falar durante uma rara conferência de imprensa para jornalistas estrangeiros, hoje, sexta feira, o presidente disse ser inevitável que pessoas de países diferentes discordem sobre determinadas questões. Mas acrescentou que trazer à baila considerações de ordem política contrariam o espírito olímpico.

No inicío da semana, a organização Anistia Internacional afirmou que as autoridades chinesas desrespeitaram as promessas que haviam feito para melhorar a situação dos direitos humanos, quando a China foi designada, em 2001, como sede dos próximos Jogos Olímpicos.

Na quarta feira, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma Resolução que pede que a China pare de violar os direitos humanos dos seus cidadãos.

Sobre outro ponto, o Comité Internacional dos Jogos anunciou que Pequim se dispôs a permitir que os jornalistas estrangeiros tenham de agora em diante acesso a alguns sítios da Internet que haviam sido bloqueados. Entre os sítios que foram desbloqueados figura o da Voz da América em língua chinesa.

XS
SM
MD
LG