Links de Acesso

Segurança no Afeganistão se Deteriora


Organizações internacionais de assistência que operam no Afeganistão informaram que a situação de segurança naquele país está a se deteriorar e que as mortes de civis, bem como os ataques contra os funcionários de assistência têm aumentado.

Em comunicado emitido hoje, sexta feira, uma agência que representa cerca de 100 organizações de ajuda não-governamental, intitulada ACBAR, advertiu que a crescente instabilidade tem prejudicado os esforços de socorro.

O comunicado diz que 2.500 pessoas foram mortas em decorrência da luta armada este ano, incluindo mil civis. E 17 funcionarios de assistência foram mortos até o momento, mais do que durante todo o ano de 2007.

Somente no mês de julho foram mortos 260 civis, o mais elevado índice mensal dos últimos seis anos.Dois terços das baixas na população civil foram causados por ataques dos insurgentes.

Um porta-voz da ACBAR disse que ataques aéreos militares e o uso de força excessiva por parte das tropas afegãs também contribuíram para o grande número de perda de vidas.

Em outro ponto, a NATO informou que cinco soldados e um civil foram mortos em explosões separadas de bombas na região oriental do Afeganistão, hoje, sexta feira.

XS
SM
MD
LG