Links de Acesso

Obama Discursa Perante 200 Mil Pessoas em Berlim


O candidato presidencial pelo Partido Democrático, Barack Obama, proferiu o muito aguardado discurso, na cidade de Berlim, na quinta-feira, exortando a Europa a apoiar os EUA em trazer estabilidade ao Afeganistão e a fazer frente a outras ameaças à paz global. Obama discursou junto à Coluna da Vitória, perante cerca de 200 mil entusiáticos espectadores.

Os espectadores começaram a reunir-se no local horas antes de Barack Obama ter começado o seu discurso. No momento em que Obama, subiu ao pódio, a praça de Tiergaten estava repleta de gente.

O candidato democrata à Casa Branca disse que, apesar das suas ligações históricas, os EUA e a Europa se afastaram e se esqueceram do que apelidou de destino partilhado.

Obama apelou aos europeus para que desempenhem um papel mais destacado na luta contra o terrorismo e para que assumam uma maior quota-parte de responsabilidade garantindo a paz e a estabilidade no Afeganistão.

Disse Obama: “Eu reconheço as enormes dificuldades no Afeganistão. Mas o meu país e os vossos têm responsabilidades nesta primeira missão da NATO para além das fronteiras da Europa. Para que ela seja um sucesso, em prol do povo do Afeganistão e em nome da nossa segurança comum aquela tarefa tem que ser terminada. A América não o pode fazer sozinha, o povo afegão necessita das nossas tropas, do nosso apoio e do vosso apoio para derrotar os taliban e a Al Qaida, para desenvolver a economia e ajudar os afegãos a reconstruir o seu país. Temos demasiado em jogo para voltar agora para trás.”

Obama mencionou o Iraque de forma breve, afirmando que, não obstante o mundo estar dividido acerca da guerra, se deveria unir e ajudar a reconstruir aquele país: “Apesar das nossas diferenças neste momento em que o mundo deveria apoiar milhões de iraquianos que procuram refazer as suas vidas, agora enquanto procuramos transferir as responsabilidades para o governo iraquiano e finalmente pormos fim a esta guerra.”

Barack Obama falou detalhadamente acerca das ligações históricas da América com a Europa, recordando a ponte aérea para Berlim, lançada pelos EUA e seus aliados depois da União Soviética ter cortado os abastecimentos à parte ocidental da cidade: “A nossa parceria, verdadeiramente, começou faz este Verão há 60 anos, no dia em que o primeiro avião americano tocou a pista do aeroporto de Templehoff. Naquele dia, a maior parte deste continente estava ainda em ruínas, os destroços desta cidade ainda não tinham sido transformadas no muro e a sombra soviética ainda não se tinha estendido através da Europa de Leste, enquanto a América, a Grã-Bretanha e a França faziam as contas às suas perdas”.

Obama apelou ainda para que os EUA e a Europa envieem ao Irão uma mensagem para que abandone as suas ambições nucleares.

XS
SM
MD
LG