O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, e o líder da oposição, Morgan Tsvangirai, assinaram um acordo preliminar que estabelece as bases para conversações formais sobre a formação de um governo partilhado.
O documento foi assinado ontem, num hotel na capital zimbabweana, Harare. Após semanas de impasse, o líder do Movimento para a Mudança Democrática, o MDC, principal partido da oposição ao regime, e o presidente zimbaweano colocaram as suas assinaturas no acordo, na presença do presidente sul-africano, Thabo Mbeki.
Este foi o primeiro encontro em dez anos entre Morgan Tsvangirai e Robert Mugabe, no poder há 28 anos.
O acordo vem lançar as bases de um processo de negociações que tem por objectivo último a formação de um elenco governativo partilhado pelo MDC e pela ZANU-PF, partido de Robert Mugabe.
Segundo o presidente sul-africano, o acordo vincula as partes à via das negociações, através de um intenso programa de trabalho que visa a finalização das negociações, com a brevidade que for possível.
Após a assinatura do acordo, Robert Mugabe afirmou que o país tem agora um instrumento para segundo ele, cartografar uma nova forma de interacção política, ao passo que Morgan Tsvangirai preferiu falar de uma ocasião histórica.