Links de Acesso

A África do Sul Celebra os 90 Anos de Nelson Mandela


Desde os escritórios governamentais às creches, de unidades hospitalares às celas prisionais, centros comerciais a vendedores ambulantes, a maior parte dos sul-africanos parecem celebrar os 90 anos do muito amado Nelson Mandela, que agora é quase exclusivamente tratado carinhosamente pelo nome que tinha no seu clã: Madiba.

Para muitos, como o presidente Thabo Mbeki, assinalar o aniversário de Madiba significa honrar o seu legado: “Espero que quando celebramos o aniversário não seja apenas para dizer ‘obrigado pelos últimos 90 anos’, mas deveremos dizer obrigado por 90 anos em que nos mostrou como devemos avançar, porque a tarefa da transformação da África do Sul não está terminada”.

F.W. de Klerk, o último presidente da era do apartheid, e o líder que libertou Nelson Mandela de quase três décadas de encarceramento, recordou “seis tumultuosos anos” quando, como opositores e líderes políticos dos seus respectivos grupos, trabalharam em conjunto, nem sempre de forma harmoniosa. Mesmo assim, De Klerk afirma que Mandela é uma das grandes figuras do século XX, um homem a quem, com orgulho, chama de amigo: “Feliz aniversário Madiba. Meu amigo, o que fez pela África do Sul é maravilhoso. O seu legado permanecerá para sempre. Que viva muitos e muitos mais anos para, pessoalmente, continuar a promover esse legado”.

Num curto discurso na sua casa em Qunu, Mandela apelou aos dirigentes políticos e empresariais para lidarem com a pobreza mundial. Disse aos jovens sul-africanos para exercerem disciplina nas suas vidas. Uma mensagem ouvida por Zama, um jovem estudante do Soweto que assim falou na rádio nacional: “Se tivesse que dar algo a Nelson Mandela como presente pelos seus 90 anos, seria devolver-lhe todos os anos que passou na prisão, todos os anos que dedicou a melhorar as nossas vidas. Estou aqui devido a tudo o que ele, e outros democratas fizeram por nós”.

O aniversário de Mandela foi assinalado por muitos eventos quer na África do Sul quer fora. Por exemplo, correu-se uma maratona em redor da ilha de Robben, onde se localizava a prisão onde passou mais de duas décadas; numerosos livros foram dados à estampa; para além da festa para crianças que ele realizou, e o concerto que teve lugar em Londres de apoio à sua obra de caridade.

Em Londres, Mandela apelou a que as pessoas se preocupem umas com as outras: “Se um homem de 90 anos de idade pode oferecer um conselho, mesmo que não lhe seja solicitado, seria que, independente da nossa idade, deveríamos colocar a solidariedade humana e a preocupação com os outros no centro dos valores pelos quais pautamos a nossa vida”.

Os 90 anos de Nelson Mandela assinalam também o décimo aniversário do seu casamento com Graça Machel, a antiga primeira-dama de Moçambique.

XS
SM
MD
LG