Links de Acesso

Sarkozy Lança União Mediterrânica


Os líderes de Israel e da Palestina manifestaram o seu compromisso para com o processo de paz, durante a cimeira inaugural da Comunidade Mediterrânica, que teve lugar, no domingo, em Paris, promovida pelo presidente Nicolas Sarkozy, da França.

Ladeado pelos líderes de Israel e da palestina, Sarkozy descreveu a Cimeira Euro-Mediterrânica de Paris como um acontecimento histórico porque reuniu quase todos os chefes de Estado árabes e o primeiro-ministro israelita.

Sarkozy disse aos jornalistas que, obviamente, não quer dizer que todos os problemas do Médio Oriente tenham sido resolvidos. Mas que o encontro reflectiu os objectivos da nova parceria mediterrânica, cujos membros podem conhecer-se melhor uns aos outros, em vez de irem para a guerra.

O primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, e o presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, realizaram conversações antes do início da cimeira, durante a qual mais de 40 chefes de Estado lançaram um novo pacto entre a União Europeia e os estados não-europeus do Mediterrâneo.

Muito embora tenha havido poucos progressos no que toca às negociações israelo-palestinianas nos últimos meses, ambos os líderes manifestaram o seu empenho na paz.

Ehud Olmert, afirma que um acordo de paz com os palestinianos nunca esteve tão perto.

Olmert expressou o seu optimismo, depois de se ter encontrado com o presidente palestiniano Mahmoud Abbas, em Paris. Olmert descreveu as conversações de paz como muito sérias. Tanto Olmert como Abbas apelaram para que a União Europeia desempenhe um papel mais preponderante no processo de paz para o Médio Oriente.

XS
SM
MD
LG