Links de Acesso

Preço do Petróleo Vai Continuar a Subir


O preço do petróleo atingiu novo recorde em Londres, ultrapassando os 146 dólares por barril com os preços registados no mercado de NY, não muito atrás.

Os preços do petróleo bruto atingiram valores recorde, mas a má notícia, dizem os analistas, é que os preços ainda não atingiram o auge.

John Mitchell, um analista de questões energéticas do centro de investigações da Chatham House, em Londres, disse à VOA que os preços vão continuar a subir, a menos que haja uma drástica descida na procura. Disse Mitchell: “Estes preços têm vindo a subir muito lentamente, mas esta é uma situação muito séria e as pessoas estão a reagir a isso. Leva tempo para que essa resposta produza efeitos, mas as pessoas estão já a reagir. Temos visto as vendas de automóveis nos EUA a descerem drasticamente, com a troca dos carros grandes para mais pequenos. Por isso, certamente que ficaria muito surpreendido se víssemos, dentro de um ou dois anos, os preços tão altos como estão agora.”

O secretário Americano do Tesouro, Henry Paulson, que se encontra de visita a Londres afirma não haver soluções rápidas, pelos que os preços irão continuar a subir. Paulson avistou-se com o seu homólogo britânico, Alistar Darling para debater o preço do petróleo: “Os problemas que as nossas economias enfrentam hoje em dia são de natureza internacional. É o caso das dificuldades da concessão de crédito que agora afectam todos os países do mundo ou a grande ameaça colocada pela alta do preço do petróleo, com o efeito que está a ter na subida dos preços dos produtos alimentares. Estes são problemas internacionais que requerem a cooperação dos países e os EUA e a Grã-Bretanha têm um empenhamento comum.”

A questão da oferta e da procura é largamente apontada como responsável pela subida dos preços. Mas, algumas informações responsabilizam também os especuladores do mercado pela subida dos preços do petróleo. Outro factor é a crescente tensão na região do Médio Oriente, especialmente a constante especulação de que Israel poderá lançar um ataque contra instalações nucleares iranianas.

XS
SM
MD
LG