Links de Acesso

Tsvangirai Rejeitou Apelo da União Africana


O líder do Movimento para a Mudança Democrática, Morgan Tsvangirai, rejeitou o apelo da União Africana para a formação de um governo de unidade nacional no Zimbabwe. Tsvangirai que não quer participar numa mediação conduzida apenas pelo presidente da África do Sul, Thabo Mbeki.

Morgan Tsvangirai disse que a União Africana ao apelar por um governo zimbabueano de unidade nacional, não tomou em consideração as conclusões de três grupos de observadores africanos que disseram que a sua volta das eleições presidenciais foi imperfeita e ilegítima.

"A resolução endossa o conceito de um governo de unidade nacional sem reconhecer que o MDC, como o vencedor das ultimas eleições credíveis em 29 de Marco, devia ser reconhecido como o governo legítimo do Zimbabwe. Um governo de unidade nacional não resolve os problemas com que o Zimbabwe se confronta ou reconhece a vontade do povo zimbabueano".

Mais importante ainda, disse Tsvangirai, a resolução não se refere adequadamente à violência em curso no Zimbabwe. Disse que na semana passada nove apoiantes do MDC foram mortos e muitos mais agredidos e forcados a deixarem as suas casas e procurar abrigo noutra parte.

Tsvangirai afirmou que negociações sob essas condições não são possíveis e que antes de quaisquer conversações, a violência deve terminar e os apoiantes do MDC detidos devem ser libertados. Para alem disso, as milícias e o que chamou de campos de tortura devem ser desmantelados.

A resolução da União Africana endossa o presidente sul-africano Thabo Mbeki como mediador para o Zimbabwe, mas Tsvangirai disse que o MDC tem reservas sobre qualquer mediação sob os auspícios de Mbeki.

XS
SM
MD
LG