Links de Acesso

Aumento do Preço do Petróleo


Para o Rei Abdullah, da Arábia Saudita, existem três razões para o recente aumento do preço do petróleo: a especulação, a alta carga de impostos que incide sobre os combustíveis nos países consumidores e o aumento da procura por parte das economias em desenvolvimento.

Apesar dessa explicação «tripla», o ministro do Petróleo saudita afirmou que, se é isso que o consumidor pede, o seu país está disposto a aumentar a produção.

As afirmações de ambos os responsáveis sauditas foram feitas este fim de semana, no âmbito da reunião da OPEP – a Organização dos Países Exportadores de Petróleo – realizada em Jeedá.

Representantes de cerca de trinta países participaram de mais uma reunião da OPEP ....em debate, as possíveis soluções para conter a alta dos preços do petróleo.

O Rei Abdullah abriu o encontro reiterando a disposição da Arábia Saudita – o maior fornecedor de petróleo do mundo – de aumentar a produção para 9 vírgula 7 milhões de barris por dia.

Para o monarca saudita, o aumento dos preços do petróleo não se justifica ... disse Abdullah que os especuladores que actuam no mercado defendem seus próprios interesses ... a essa actuação egoísta soma-se o aumento da procura dos países em desenvolvimento e a carga fiscal que pesa sobre o consumo dos combustíveis.

O Secretário de Energia dos Estados Unidos, Samuel Bodman, teria afirmado, no entanto, que não há nenhuma evidência que sejam os especuladores que determinam os preços no mercado de futuros do petróleo.

As afirmações de Bodman foram veiculadas pela Agência noticiosa France Press. Segundo a mesma Agência, durante a reunião de Jeedá, o responsável norte-americano teria dito ainda que os preços do petróleo continuarão a aumentar se não houver um aumento da produção.

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, que também participou da reunião da OPEP, propôs um acordo entre países produtores e consumidores ... um acordo que baptizou de «ganha-ganha».

«Eu proponho que a Grã-Bretanha e outros consumidores de petróleo abram seus mercados a novos investimentos dos países produtores ... inclusive dos fundos soberanos ligados às mais variadas formas de energia ... as renováveis e a nuclear.... De maneira a assegurar aos países produtores um futuro, a longo prazo, que passe por outras fontes energéticas, que não as provenientes do petróleo. Em troca, os produtores de petróleo devem estar abertos a novas fontes de financiamento que permitam ampliar sua experiência em termos de exploração... Que admitam a cooperação com investidores externos, levando a um aumento da oferta no médio prazo... E isto, enquanto as economias em crescimento se ajustam e se tornam menos dependentes do petróleo».

Em Maio, a Arábia Saudita aumentou a produção para 300 mil barris por dia. Este sábado anunciou um novo aumento, para Julho, de mais 200 mil barris por dia. Nem por isso o preço do petróleo parou de subir. Resultado .... constante aumento dos preços nas bombas de gasolina e inflação em alta.

Não parece provável, no entanto, que outros países produtores sigam os passos da Arábia Saudita....a Agência France Press cita o presidente da OPEP, Chakib Khelil, tendo dito durante a reunião de Jidá que a subida desenfreada dos preços não tem a ver com a produção escassa.... também para Khelil o problema reside, isso sim, na especulação e na convulsão do mercado de divisas. O presidente da OPEP, no entanto, afirmou que a questão da produção será analisada, mas apenas na reunião da organização marcada para setembro.

XS
SM
MD
LG