Links de Acesso

O Quartel General da Africom


O responsável pelo novo comando militar dos Estados Unidos para a África, revelou que vai convidar oficiais daquele continente para prestarem serviço no quartel general da instituição, logo que esteja em funcionamento.

O general Ward afirmou desejar que os oficiais africanos sirvam como conselheiros para melhorar as comunicações e ajudar o seu pessoal a compreender as implicações de tarefas que estejam planeadas.

'Posso antever que a partir de determinada altura, tenhamos capacidade para acolher oficiais de ligação para que seja possível ter uma relação mais próxima com aqueles com que temos parceria.'

O tipo de ligação e o próprio entendimento estiveram ausentes o ano passado quando foi do anuncio do Comando Africano. Muitos dirigentes africanos, editorialistas e ainda cidadãos comuns manifestaram preocupação sobre o que passaram ser um plano para estacionar mais tropas norte americanas em África, e militarizar a política dos Estados unidos para aquele continente.

O general Ward bem como outros oficiais norte americanos despenderam muito tempo explicando que o comando consistia apenas a re organização do que o sector militar dos Estados Unidos esta a efectuar no continente, na esperança que poder fazer mais através de uma organização orientada para o efeito.

A controvérsia gerada comprometeu os planos de estabelecer, este ano, o quartel general da Africom no continente africano.

O general Ward sublinhou que o quartel general vai permanecer – pelo menos para já – na Alemanha nas proximidades do Comando Europeu dos Estados Unidos, que tem sido o principal comando norte americano para África.

No dia um de Outubro próximo, o general e o seu pessoal vão assumir a responsabilidade do sector militar americano para África, essencialmente no domínio do treino, do combate ao terrorismo e nas actividades humanitárias, bem como prestar apoio às operações militares da União Africana.

Ainda segundo Ward é possível dirigir, para já, tal actividade a partir da Alemanha, uma vez que os Estados Unidos detêm já uma grande instalação em Djibuti, e pequenos escritórios através do continente que vão ficar sob a direcção daquele comando.

'Vamos herdar uma presença significativa que já existe no continente. Não é que não exista já uma presença no continente, sob a forma dos nossos escritórios de segurança, alguns dos quais já utilizam nos uniformes o símbolo do Comando Africano.

Oficiais norte americanos referem que qualquer expansão da presença militar dos Estados Unidos em África ira tomar a forma de escritórios, e não de bases militares.

A Africom não terá quaisquer tropas operacionais permanentes, para além das que se encontram no Djibuti.

Um dos dois adjuntos do general Ward e um diplomata do Departamento de Estado, e 50 elementos do pessoal - de um total de mil e 300 – serão civis de diferentes agencias governamentais norte americanas. A ideia é a de constituir como uma inter agencia que ajude a resolver os problemas de África.

Este conceito conduziu a alguma preocupação sobre se o comando terá a possibilidade de realizar operações de combate que possam vir a ser necessárias, ao estilo de outros comandos regionais dos Estados Unidos.

O general Ward não está preocupado com esta hipótese.

'Vamos ter pessoal que possa efectuar tal tarefa. E se tal se colocar teremos acesso se for necessário através do processo de pedido de forças. Não estou preocupado com isso. As nossas componentes aparecem em vários estágios, existindo estratégias para o concretizar.

O general Ward será responsável por toda a actividade militar dos Estados Unidos em África, a excepção do Egipto, que vai continuar a ser da responsabilidade do Comando Central.

O oficial general sublinhou estar ainda em discussões com o Comando Central sobre os limites dos dois comandos nas responsabilidades do Oceano Indico.

Forças do Comando Central tem estado envolvidas em operações anti pirataria e de contra terrorismo ao largo das costas da Somália, tendo Ward indicado que ainda não foi decidido qual o comando que irá controlar as operações a partir do dia um de Outubro próximo.

XS
SM
MD
LG