Links de Acesso

Obama a Um Passo da Nomeação


O senador Barak Obama, que lidera as eleições primárias do Partido Democrático, parece preparado para reivindicar hoje a sua vitória, tornando-se no primeiro candidato negro a ser nomeado candidato à Casa Branca na história dos EUA. Obama necessita apenas mais 45 delegados de um total de dois mil e cento e 18 necessários para concretizar a sua vitória sobre Hillary Clinton.

O senador Obama discursava, na segunda-feira, num comício que teve lugar em Troy, no Estado do Michigan, um Estado vital para as presidenciais de Novembro próximo. Obama disse aos seus apoiantes que estas eleições primárias para a nomeação pelo Partido Democrático têm sido extremanente renhidas: “Tenho vindo a fazer campanha para a presidência nos últimos 15 meses. Tem sido uma campanha longa, o que quer dizer que bebés nasceram e que agora já andam e falam desde o dia em que anunciei a minha candidatura à presidência”.

Obama está em posição de vencer as duas eleições, as últimas destas primárias, eleições que vão ter lugar nos Estados do Dakota do Sul e de Montana. Obama disse compreender que a longa luta para obter anomeação partidária deixou muita gente interrogando-se sobre se os apoiantes de Hillary Clinton irão votar nele na corrida contra o senador e candidato republicano John McCain.

Citando Obama: “Deixem-me dizer-lhes uma coisa. Em primeiro lugar, a senadora Clinton tem vindo a fazer uma campanha notável e é uma excelente senadora. Ela e eu iremos cooperar nas eleições de Novembro.”

Obama não especificou o que quis dizer com a expressão “iremos cooperar”. Tem havido muita especulação sobre se Obama poderá escolher Hillary Clinton para sua candidata à vice-presidência, mas ambos os candidatos têm argumentado ser prematuro debater aquela questão.

Apesar da estrondosa vitória de domingo no território americano de Porto Rico, Clinton tem vindo a ser pressionada, cada vez mais, pelos líderes do Partido Democrático para que admita a vitória de Barak Obama, depois de terminadas as primárias, esta terça-feira.

Tom Vilsack, o antigo governador do Estado de Iowa e co-presidente da campanha de Hillary Clinton, disse já que, depois de terça-feira, a sua candidata necessita reconhecer que Obama irá ser o candidato escolhido pelos democratas e que o deverá apoiar imediatamente.

Hillary Clinton tem programado um grande comício em Nova Iorque, para o qual convidou todos os doadores e seus colaboradores ao nível nacional, quais receberam passagens de avião para comparecer para um encontro que será de agradecimento aos apoiantes de Clinton e, eventualmente, a despedida da senadora que, assim, reconhecerá a sua derrota.

XS
SM
MD
LG