Links de Acesso

Zimbabwe: Navio com Armas Regressa à China


O MNE chinês negou informações da China negou informações de que um carregamento de armas proveniente daquele país com destino ao Zimbabwe tenha chegado aquele país. Vários países africanos recusaram-se a receber o navio, mas a China afirma que o navio foi mandado regressar porque o Zimbabwe náo recebeu as armas, conforme combinado.

O porta-voz do MNE chinês, Qin Gang, rejeitou, hoje, notícias publicadas pela imprensa africana de que as ramas teriam chegado ao Zimbabwe, durante o fim de semana.

Informações provenientes da África do Sul e de Moçambique referiram que um carregamento de armas, de cunhetes de balas, de granadas e de morteiros teriam sido descarregados em Angola ou na República Democrática do Congo, antes de terem seguido, de avião, para Harare.

Aquele porta-voz chinês, disse que aquelas informações são completamente falsas.

Disse Qin que já afirmaram muitas vezes que as armas vendidas ao Zimbabwe regressarão com o navio que vai, neste momento, a caminho da China. Por consequência, adiantou, as iformações e comentários não têm fundamento e que são uma mera fabricação.

O navio chinês, An Yue Jiang, viu recusada autorização para descarregar na África do Sul, devido às preocupações de que o armamento poderia ser utilizado contra a oposição ao governo do presidente Robert Mugabe.

O Zimbabwe tem vivido uma situação de grande agitação política desde que o governo de Mugabe sofreu grandes perdas nas eleições de Março último e, depois, adiou de forma controversa a divulgação e a realização de uma segunda volta das eleições presidenciais, agora marcadas para Junho.

Grupos dos Direitos Humanos referem que grupos violentos, leais a Mugabe, têm vindo a atacar os apoiantes de Morgan Tsvangirai, o líder da oposição, o qual sobreviveu a vários atentados ao longo da sua carreira política.

À medida que as pressões aumentaram por parte de organizações de defesa dos Direitos Humanos e por parte dos EUA, Moçambique a a Zâmbia recusaram também apoiar a entrada das armas chinesas no Zimbabwe.

O governo chinês limitou-se a dizer que o Zimbabwe simplesmente falhou em receber as armas.

XS
SM
MD
LG