Links de Acesso

Nova Embaixadora dos EUA na Guiné-Bissau


Os Estados Unidos consideram a situação na Guiné Bissau como precária, enquanto Cabo Verde é visto como um exemplo para África e um parceiro estratégico dos Estados Unidos. As novas embaixadoras americanas para esses dois países falavam perante o Comité de Relações Externas dos Estados Unidos, durante uma audiência de confirmação das suas nomeações.

No seu depoimento, Marcia Bernicat, indigitada para a Guiné Bissau, disse que os Estados Unidos estão prontos a desenvolver um programa de combate ao tráfico de drogas na Guiné-Bissau, envolvendo diversos departamentos governamentais e o que chamou de “parceiros internacionais,”. Para Bernicat, que será também embaixadora norte-americana no Senegal, a Guiné-Bissau continua a fazer face a desafios que descreveu de formidáveis para estabelecer a estabilidade política e prosperidade económica.

A nova embaixadora dos Estados Unidos disse ainda que, embora as instituições democráticas e aplicação da lei na Guiné-Bissau “permaneçam fracas”, o país tinha conseguido formar um governo “conforme as exigências da Constituição”. As próximas eleições parlamentares, disse a diplomata americana, serão um indício do caminho que os desenvolvimentos políticos vão seguir. Sem fornecer pormenores, Marcia Bernicat disse ao comité do Senado ser sua intenção usar a experiência angariada no combate ao tráfico de drogas em Barbados e no Leste das Caraíbas para combater esse problema na Guiné Bissau que, segundo sublinhou, “atingiu níveis preocupantes”.

Bernicat disse também que deseja desenvolver uma estratégia envolvendo vários departamentos e agências do governo e que também envolverá parceiros internacionais para “combater este mal e fornecer ao povo da Guiné-Bissau apoio moral e material neste esforço”.

XS
SM
MD
LG