Links de Acesso

Segunda Volta no Zimbabwe


A segunda volta das eleições presidências no Zimbabwe que irá opor o líder do MDC, Morgan Tsvangirai, ao presidente Robert Mugabe, deverá realizar-se dentro de 21 dias, de acordo com o calendário eleitoral.

Apesar de ser necessário realizar uma segunda volta e de muitas pessoas na rua estarem receosas com o seu desfecho, muitas delas estão contentes com a confirmação de que o presidente Mugabe perdeu a primeira volta.

Numa rua próxima da sede do MDC, vários vendedores ambulantes disseram que sabiam que Tsvangirai tinha ganho e que esperavam que as pessoas nas áreas rurais continuassem fortes e presentes para porem Mugabe fora do poder para sempre.

Após as eleições de 29 de Marco, o MDC reivindicou que Tsvangirai tinha obtido 50,3 por cento dos votos com base nos resultados oficiais das eleições parlamentares. Mas depois de rever os seus cálculos esta semana, o MDC anunciou que Tsvangirai obteve 51,7 por cento.

Os resultados oficiais anunciados hoje dão 47,9 por cento para Tsvangirai e 43,2 por cento para Mugabe. O Movimento para a Mudança Democrática depois de uma primeira recusa anunciou que aceita os resultados oficiais.

O antigo ministro das Finanças, Simba Makoni, obteve 8,3 por cento dos votos e ainda não disse se vai apoiar Tsvangirai na segunda volta.

XS
SM
MD
LG