Links de Acesso

Médio Oriente: Rice Lança Nova Ofensiva de Paz


A Secretária de Estado americana, Condoleezza Rice encontra-se em Londres para conversações sobre o processo de paz israelo-palestiniano, antes da sua deslocação no fim de semana a Jerusalém para reuniões com as duas partes.

Rice afirmou que permanece optimista quanto à possibilidade dos israelitas e dos palestinianos conseguirem pôr em prática o acordo de paz com o qual concordaram, em princípio, na Conferência de Annapolis, em Novembro passado. Admitiu, contudo, que as conversações entre os dois lados têm avançado lentamente e que a oportunidade para resolver o conflito no Médio Oriente, tendo um Estado palestiano, lado a lado com Israel , tem um limite temporal.

Em declarações à imprensa, durante a sua viagem para Londres, Rice reiterou a declaração feita esta semana perante líderes judaicos americanos que, devido em parte à radicalização da situação na região, a janela de oportunidade para uma solução do conflito, tendo por base a existência de dois Estados, não é infinita. Disse Rice: ” É importante dar-mos às pessoas razoáveis e às forças moderadas razões para terem esperança. Essa esperança passa pela articulação de um acordo para a criação de um Estado palestiniano. Isso é urgente visto que acho que a janela de oportunidade para uma solução tendo por base a existência de dois Estados não permanecerá aberta para sempre.”

Rice salientou que as conversações bilaterais, lideradas pelo primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, e pelo presidente da Autoridade Palestiniana, Mamoud Abas, produziram alguns progressos. A chefe da diplomacia americana reiterou, contudo, que os Estados Unidos acham que a construção de colonatos judeus na Margem Ocidental do Jordão não está a ajudar e disse que a resposta para esse problema é a um acordo para a definição das fronteiras entre Israel e o novo Estado palestiniano. Disse, por outro lado, que os Estados Unidos não se opõem aos alegados contactos entre Israel e a Síria, que estariam a ser mediados pela Turquia. Realçou, no entanto, que qualquer acordo entre as duas partes não devia ser alcançado à custa do Líbano e que os Estados Unidos insistirão sempre que a Síria trace, de uma vez por todas, a fronteira com o Líbano e reate relações diplomáticas normais com Beirute. As conversações que Rice realizará, hoje, em Londres incluirão uma sessão ministerial do denominado ”Quarteto para a Paz”- Estados Unidos, Rússia, União Europeia e Nações Unidas- e a comissão ”Ad Hoc” das principais potências mundiais e dos Estados árabes, que têm vindo a coordenar a assistência à Autoridade Palestiniana. Aquela comissão conseguiu sete mil milhões de dólares, numa conferência de doadores realizada em Dezembro em Paris, mas, Rice salientou que apenas metade daquele montante foi disponibilizado aos palestinianos, apesar das grandes necessidades daqueles últimos.

XS
SM
MD
LG