Links de Acesso

Cimeira da SADC


O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe e o dirigente da oposição, Morgan Tsvangirai vão participar no encontro de emergência da cimeira da SADC, a meio de crescente preocupação sobre a não divulgação dos resultados eleitorais.

Entidades do governo do Zimbabwe anunciaram a participação de Mugabe na cimeira de sábado em Lusaka, adiantando tratar-se de um encontro normal de informação aos dirigentes africanos sobre as votações.

No entanto, o secretario geral do Movimento para a Mudança Democracia, Tendai Biti sublinhou que Morgan Tsvangirai ira indicar que o seu partido venceu as eleições e que se torna necessário pressionar Mugabe a aceitar a derrota.

‘Esperamos que no sábado a SADC seja enviada uma mensagem ao presidente Mugabe, em alto e bom som, que o Senhor Presidente já cumpriu a sua parte, constitui um fundador, resigne e deixe que aqueles a quem foi dado o mandato para governar o façam, para reabilitar a nação chamada Zimbabwe.’

Os resultados eleitorais divulgados há uma semana apresentam o Movimento para a Mudança Democrática a obter a maioria dos lugares na assembleia nacional e metade dos assentos no Senado.

Todavia o ministro da Justica Patrick Chinamasa indicou que a ZANU – PF pediu uma recontagem de muitos círculos devido a inúmeras discrepâncias que foram detectadas.

‘Algumas dessas discrepâncias podem ser devidas a erro humano, e algumas podem ser devidas a intenções criminosas da parte daqueles que incluíram os números incorrectos. Reparamos que algumas das deficiências foram contra o nosso presidente, mas igualmente contra os outros candidatos.’

Doze dias depois do sufrágio os resultados da votação presidencial ainda não foram anunciados, e a oposição refere que os resultados oficiais expostos nas secções de voto apresentam Tsvangirai a sair vencedor do sufrágio com mais de 50 por cento dos votos.

Biti considera que a oposição acredita que a recontagem e a demora nos resultados faz parte de iniciativas do partido no poder para inverter a derrota.

‘Não temos qualquer duvida de que a ZANU-PF fez um levantamento da eleição o que não tem direito a fazê-lo. E em cumplicidade com a Comissão Eleitoral procederam a abertura das urnas de votos. Transferiram as urnas de voto, e sabem o que se encontra nelas.’

O presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Austral, o chefe de estado zambiano, Levy Mwanawasa anunciou na quarta feira a reunião da SADC, a meio de crescente preocupação na região de uma crise no Zimbabwe.

Mwanawasa indicou ter recusado a proposta inicial do envio ao Zimbabwe de uma delegação de alto nível da SADC.

XS
SM
MD
LG