Links de Acesso

A Al-Qaida Encontrou Refúgio no Paquistão


O director da CIA, os serviços secretos americanos, disse que a Al Qaida estabeleceu uma base nas aéreas tribais próximo da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão, representando uma ameaça clara e permanente para o Ocidente.

O director da CIA, o general da Força Aérea, Michael Hayden, disse que, se houver um novo ataque contra os EUA, este irá, certamente, ter origem naquela região: “ O que vos posso dizer é que a situação ao longo da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão representa um perigo claro e permanente para o Afeganistão, para o Paquistão, para o Ocidente em geral e para os EUA, em particular.”

O general Hayden, entrevistado pela rede de televisão “NBC”, no domingo, disse que a Al Qaida está tirar vantagem daquele “santuário” para treinar operacionais que tenham “parecenças com os ocidentais”.

Disse o chefe da CIA: “Para nós, é claro que a Al Qaida tem sido capaz, nos últimos 18 meses de estabelecer um“santuário” ao longo da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão com um à-vontade que não lhes era permitido anteriormente, permitindo-se trazer operacionais para aquela região para missões de treino, operacionais que não irão atrair as atenções, se se apresentarem numa fila de um aeroporto americano”.

O director da CIA disse ainda que a situação naquela região fronteiriça resultou de um acordo celebrado em 2006 entre o presidente Pervez Musharraf e os líderes tribais, segundo o qual o exército paquistanês deveria deixar aquela região em paz :“É absolutamente desastroso. Para ser justo em relação ao presidente Musharraf, numa época diferente, em circunstâncias diferentes, todos nós pensámos que o que decidimos foi bem decidido, foi uma atitude paciente, era o que necessitávamos em termos de longo prazo. O problema foi o que aconteceu a curto prazo. Na realidade, enquanto Musharraf retirava as suas tropas e o governo paquistanês se retirava também das regiões tribais, a Al Qaida e os Taleban ficaram ali com a rédea livre.”

O general Hayden disse acreditar que Osama Bin Laden esteja naquela zona fronteiriça, considerando que o líder da Al Qaida é agora uma figura simbólica e que não está envolvido no planeamento operacional do grupo. O director da CIA afirma que grande parte da força operacional da Al Qaida é constituída por egípcios. Por outro lado, o chefe da CIA disse ainda que têm sido feitos todos os esforços para capturar ou matar a liderança da Al Qaida, “do topo até à base”.

O general Hayden não confirmou, nem desmentiu, recentes informações publicadas na imprensa americana segundo as quais os EUA estão a aumentar os seus ataques contra a Al Qaida na região fronteiriça paquistanesa, antevendo a reduçao de poderes, para breve, do presidente Musharraf. Mas, admitiu que os EUA nunca tiveram um melhor parceiro na luta contra o terrorismo do que o governo de Pervez Musharraf.

XS
SM
MD
LG