Links de Acesso

Zimbabweanos Votam no Sábado


Os zimbaweanos vão às urnas no próximo sábado, tendo como pano de fundo uma economia em colapso. De acordo com as agências internacionais de ajuda, o fracasso do sector agrícola deixou grande parte dos zimbabweanos em risco de morrer de fome. O desemprego está generalizado. A inflação é a mais alta do mundo. Não obstante, no meio de todos estes problemas, o eleitorado terá agora que escolher entre três personalidades, uma das quais irá liderar o país rumo ao futuro. Os candidatos são o actual presidente Robert Mugabe, o líder da oposição Morgan Tsvangirai e o candidato independente Simba Makoni. Mas, muitos zimbabweanos e a comunidade internacional estão preocupados de que estas eleições não serão, nem livres nem justas.

Netsai Mlilo, é uma repórter independente sediado em Bulawayo. Ela afirma que a situação foi de mal para pior, nos últimos anos: “É muito difícil. No momento em que vos falo estou a usar velas como iluminação porque não há energia eléctrica. Não posso cozinhar. E quanto há energia eléctrica, há muito pouco para cozinhar. A farinha de milho é a nossa principal alimentação e é muito difícil de obter. As pessoas passam dias e dias nas filas de espera para comprar farinha de milho. Outros produtos básicos, como açúcar e sabão, não se encontram nas prateleiras dos supermercados.”

É num contexto de sofrimento generalizado que estas eleições têm lugar. Sydney Masamvu, do grupo Crise Internacional, atribui as culpas da situação às políticas do presidente Robert Mugabe: “Em circunstâncias normais, não haveria qualquer hipótese de Mugabe ganhar estas eleições”.

Mas, o presidente, de 84 anos, que tem governado o Zimbabwe desde 1980, responsabiliza o “Ocidente” pela crise no seu país. Mugabe afirma que os americanos, os europeus e sanções aplicadas contra o seu país geraram a crise, muito embora, nem os EUA nem a Europa tenham aplicado sanções económicas contra o Zimbabwe. Mugabe mantém, no entanto, que o Ocidente se está a vingar pelo facto de ele ter retirado as propriedades aos agricultores brancos.

Em eleições anteriores, apoiantes da oposição foram espancados e mandados para a cadeia. Em Harare, o líder cívico Mike Davis, prevê que a situação se poderá repetir: “Há preocupações crescentes relativamente aos incidentes de violência e repressão. E esperamos o mesmo nível da habitual de intimidação e violência”.

Briggs Bomba, um antigo líder estudantil no Zimbabwe, concorda com aquela afirmação: “Há muitos actos de intimidação. E a violência que vimos no passado deixou má memória na mente das pessoas. O sistema jurídico favorece o regime. O governo criou uma enorme burocracia que faz com que é muito difícil para as pessoas possam observar livremente o processo eleitoral”.

Nos comícios da ZANU-PF, Mugabe chamou aos seus rivais “feiticeiros”, “criaturas de duas cabeças” e “prostitutas”. Sydeney Masamvu afirma que semelhante linguagem, nos dias finais da campanha eleitoral, “é muito perigosa”: “ Está a criar-se um ambiente que favorece a violência contra os opositores de Mugabe e resume o que dele se pode esperar ou de uma pessoa que está agarrada ao poder e que não tem uma mensagem positiva para deixar para a posteridade.”

O presidente Mugabe argumenta que a “acção”,por vezes, necessita de ser tomada contra elementos da oposição que, diz ele, estão a “destabilizar” o país. Mas, Netsai Mlilo, afirma que as forças de segurança do Zimbabwe têm evitado que apoiantes da oposição tenham participado na campanha eleitoral.

Bredan Murphy é o chefe do serviço da VOA que transmite para o Zimbabwe. Diz ele que o zimbabweano médio não vê estas eleições como um caminho para a democracia, mas simplesmente como um passo dado na direcção de algo melhor.

XS
SM
MD
LG