Links de Acesso

Americanos e Russos Debatem Instalação de Mísseis na Europa


A Secretária de Estado Condoleezza Rice e o Secretário da Defesa, Robert Gates, estão a preparar-se para reunirem com as autoridades russas, em Moscovo, para debater o plano de defesa da Europa com mísseis americanos. Rice e Gates irão conferenciar com o líder do Kremlin, Vladimir Putin, e com o presidente eleito Dmitry Medvedev, durante uma visita de dois dias destinada a aliviar as tensões entre as duas potências.

Quarenta minutos foi quanto tempo o presidente Putin fez esperar Condoleezza Rice e Robert Gates, durante a sua anterior visita a Moscovo, em Outubro do ano passado. A agenda era, como é agora, debater o sistema defensivo americano de mísseis. Mas, desta feita, Rice diz que as coisas vão ser diferentes.

Durante uma conferência de imprensa, dada na sexta-feira, durante a visita que efectuou à América Latina, Rice disse que o Departamento de Estado tiveram boas conversações, em privado, com as entidades russas. E acrescentou existir interesse suficiente para novas conversações e ver se se podem fazer progressos.

Nos encontros de hoje e amanhã com o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov, e com o ministro da Defesa, Anatoly Serdyukov, será de novo abordado o plano de edificar um sistema defensivo de mísseis na Europa. O refeido plano prevê a instalação de um total de dez mísseis de intercepção na Polónia e um sistema de radares na República Checa.

No mês passado, Putin disse que o plano americano irá eliminar a dissuasão estratégica da Rússia e que irá forçar uma nova corrida armamentista entre as duas nações, a qual – disse – poderá colocar uma enorme pressão na economia do país.

A América tem respondido, afirmando que o sistema de mísseis defensivo não se destina a contrapôr o arsenal russo, mas um potencial ataque global por parte do Irão ou dos seus aliados.

A Rússia ofereceu planos alternativos, incluindo um que previa a construção de um sistema defensivo de radar comum no Azerbeijão. As autoridades americanas têm reagido friamente aquela ideia.

Se o sistema americano irá constituir qualquer tipo de ameaça à Rússia é algo que se está para ver.O analista militar russo independente Pavel Felgenhauer afirma que muitos analistas russos não consideram a proposta americana uma ameaça ao arsenal da Rússia.

Diz ele que não existe qualquer ameaça decorrente da instalação de dez mísseis interceptores na Polónia. E acrescenta que, se aqueles mísseis se destinassem unicamente a travar um ataque russo, seria mais eficaz instalá-los na Irlanda ou no Estado americano do Dakota do Norte, onde podem travar os mísseis russos mais eficazmente.

Permanece em aberto a possibilidade da criação de um sistema conjunto destinado a proteger, tanto a Rússia como a Europa e os EUA de um ataque com mísseis. Enquanto prosseguem as conversações, ambas as partes irão ser confrontadas com o facto de que os dois países irão, em breve, ter novos presidentes no prazo de um ano. E isto leva Felgenhauer a prever que nada de significativo irá sair destas conversações russo-americanas.

XS
SM
MD
LG