Links de Acesso

Violência Recrudesce no Iraque


Dezenas de pessoas, incluindo 12 soldados americanos, morreram esta semana em atentados através do Iraque. Responsáveis militares americanos reconhecem o aumento da violência, mas afirmam que não se trata de um novo padrão.

Entidades militares afirmaram que três soldados americanos morreram ontem em consequência de um ataque com “rockets” contra a sua base a Sul da Bagdade. Só esta semana, 12 soldados americanos morreram no Iraque. Na terça-feira, 42 iraquianos foram mortas em consequência de vários atentados bombistas.

No ataque mais mortífero uma bomba explodiu junto a um autocarro no Sul do país, matando pelo menos 16 iraquianos e ferindo outros 22. Os atacantes tentavam atingir uma coluna militar americana que seguia em direcção contrária na mesma estrada. Fontes militares americanas disseram que um soldado e um civil ficaram feridos no incidente.,Foi assim que o porta voz militar americano, o general Kevin Bergner, se referiu aquele ataque: ” Estamos ainda a trabalhar com as forças de segurança iraquianas que estão agora a investigar os pormenores do ataque.”

Tanto as forças americanas como as autoridades iraquianas afirmam que a organização Al Qaeda é responsável pela maior parte dos ataques suicidas através do país. De novo o general. Bergner: ”Apesar da violência ter decrescido significativamente de 2006 para 2007, não há dúvida que tivemos alguns dias difíceis e isso dá ênfase àquilo que temos vindo a dizer, que a Al Qaeda é um inimigo persistente e bárbaro.”

Os responsáveis militares americanos no Iraque afirmam, contudo, que a recente multiplicação de ataques não pode ser considerada um novo padrão. Segundo eles trata-se de um surto de ataques que, esperam, venha a terminar brevemente. De referir também que não é só a Al Qaeda apoiada por facções sunitas, a única responsável pela violência. De facto as forças da coligação têm-se confrontado, igualmente, com o Exército de Mahdi, do clérigo radical xiita Moqtada al Sadr. Aquele clérigo declarou um cessar-fogo, em Fevereiro passado, mas nem todas as facções xiitas lhe obedeceram.

XS
SM
MD
LG