Links de Acesso

Dia Internacional da Mulher


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, assinalou o Dia Internacional da Mulher, que se celebra formalmente este sábado, com um apelo para que os sectores público e privado aumentem o investimento em programas para dar mais poder às mulheres.

Ban Ki-moon disse que há provas irrefutáveis de que investir no futuro das jovens e das mulheres aumenta a produtividade e estimula o crescimento económico: “Ao apoiar as mulheres não é apenas correcto é também inteligente. Estou profundamente convencido de que o mundo tem à disposição nas mulheres o mais significativo e o mais vasto potencial inexplorado para o desenvolvimento e para a paz.”

Falando durante uma conferência para assinalar o Dia Internacional da Mulher, Ban exortou também as organizações multilaterais e a sociedade civil em geral para dilatarem o seu papel, investindo em programas que apoiem a mulher.

O secretário-geral da ONU apontou o sucesso dos programas que ofereceram micro-empréstimos, afirmando que aumentaram subitamente dos dez milhões, em 1999, para cerca de 70 milhões, em 2005: “Quando as mulheres têm acesso a financiamento, a crédito, a tecnologias e a mercados os seus negócios expandem e contribuem de uma forma eficaz para manter um crescimento e um desenvolvimento sustentado”

A ONU tem pressionado no sentido da aplicação de novas políticas de uma maior igualdade no financiamento para o desenvolvimento. O Banco Mundial calcula que 64 por cento dos analfabetos adultos são mulheres, enquanto as jovens raparigas constituem a maioria dos 113 milhões de crianças do mundo, entre os seis e os 11 anos, que não vão à escola.

Celebrado no dia 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher é um dia que assinala globalmente o reconhecimento das aspirações todas as mulheres em todo o mundo e serve para as inspirar a atingirem a sua total potencialidade. Em muitos países o dia é considerado feriado nacional.

XS
SM
MD
LG