Links de Acesso

Zimbabwe: Makoni Candidato a Presidente


No Zimbabwe, o candidato às eleições presidenciais, Simba Makoni , participou, no fim-de-semana, nos primeiros comícios políticos prometendo reformas económicas e o fim do sistema paternalista do presidente Robert Mugabe.

O discurso proferido na língua Shona, em Harare, constituiu um longo ataque às políticas económicas de Mugabe e ao seu sistema paternalista. Cerca de três a quatro mil jovens participaram entusiasticamente no comício de ontem na capital zimbabweana.

A multidão aplaudiu efusivamente Makoni, quando o candidato enunciou a lista dos problemas económicos com que o país se debate. Disse, por exemplo, que muitos zimbabweanos depositam nos bancos o dinheiro que ganham arduamente, e que, só ao fim de vários dias, podem ter acesso a esses fundos. Realçou também o caos em que se encontra a agricultura zimbabweana, num país que sempre dependeu das suas exportações agrícolas. Disse ainda que os recursos do Estado estão a ser delapidados e usados com fins partidários.

No sábado, Makoni participou num comício em Bulawayo onde recebeu o apoio de um dos principais dirigentes do partido Zanu-PF, no poder. De facto, Dumiso Dabengwa, que participou activamente na luta contra o regime de minoria branca da Rodésia, decidiu apoiar a candidatura de Makoni à presidência. Makoni é um antigo ministro das Finanças e foi, desde o inicio da sua carreira, militante da Zanu-PF. Nas eleições de 29 de Março, os zimbabweanos escolherão, igualmente, legisladores e autarcas. Trata-se da primeira vez que essas eleições são realizadas em simultâneo no Zimbabwe. Na sexta-feira, o presidente Mugabe apresentou o programa da Zanu-PF e apelou aos seus apoiantes para que continuassem a votar nele, de modo a impedir que os países ocidentais minem a soberania zimbabweana.

XS
SM
MD
LG