Links de Acesso

Fidel Castro Renuncia a Presidência


O presidente Bush disse que a decisão do presidente cubano Fidel Castro de abandonar o poder deve ser o inicio para a mudança democrática em Cuba.

O jornal do partido comunista cubano publicado hoje cita Fidel Castro afirmando que não aceitará um novo mandato de presidente.

O presidente Bush disse que os Estados Unidos vão apoiar o povo cubano a obter a graça da liberdade.

“Eu acredito que a saída de Fidel Castro marca o inicio da transição para a democracia. O primeiro passo devera ser a libertação dos prisioneiros. Eu tenho reunido com algumas famílias de prisioneiros. Isto apenas abre o animo para perceber que essas pessoas têm estado em prisões porque elas ousaram desabafar”.

Depois de quase cinquenta anos no poder, a decisão de Fidel Castro em se demitir aparece como a abertura do caminho para o seu irmão Raul Castro, quem tem assumido a presidência desde a longa cirurgia do líder cubano há dois anos.

Interrogado de como deve ser conduzida a mudança em Cuba, o presidente Bush disse que algumas pessoas devem estar a espera que a política americana promova a estabilidade. Mas Bush diz que isso pode ser um erro porque os prisioneiros políticos poderiam continuar encarcerados e em condições humanas degradantes, o que, segundo ainda o presidente americano pode ser patético.

“Eventualmente esta transição deve conduzir a eleições livres e justas. E quero dizer livre. Quero dizer justa. Não aquele tipo de eleições na qual os irmãos Castro tentam impingir como democráticas”.

O presidente Bush fez estas declarações no Ruanda na terceira paragem de uma digressão a cinco países africanos.

Durante a conferencia de imprensa com o presidente Paul Kagame, foi perguntado ao presidente americano o que representa para os Estados Unidos à decisão do líder cubano. Ele respondeu dizendo que a questão seria o que representa para os cubanos.

“Há pessoas em prisões por causa das suas crenças. Há ainda os que foram negados direitos de viver em sociedade livre”.

Uma Nova Assembleia Nacional foi eleita em Janeiro, e deverá reunir-se pela primeira vez no Domingo para eleger o Conselho do Estado, que irá por sua vez indicar um novo presidente.

XS
SM
MD
LG