Links de Acesso

Eleições Serão Livres, Transparentes e Pacificas


O presidente paquistanês Pervez Musharraf prometeu que as eleições parlamentares da próxima semana serão livres, transparentes e pacificas.

Musharraf desmentiu alegações de que o sufrágio será viciado e criticou asperamente as organizações internacionais de sondagens que sustentam que a sua popularidade baixou.

Numa intervenção transmitida pela televisão estatal, o presidente Musharraf classificou o voto parlamentar da próxima segunda feira como sendo a 'mãe de todos os sufrágios'.

Musharraf acrescentou que o êxito da votação será essencial para o futuro do Paquistão e a sua reputação internacional.

‘Livres, honestas e transparentes e tem de ser vistas como livres, honestas, transparentes e pacificas. No que diz respeito a pacificas, serão pacificas. Que isto sirva de aviso para todos quantos pensam que podem perturbar a paz do país. Não experimentem a determinação do governo.’

Existe profunda preocupação sobre a segurança no sufrágio, após o assassinato da antiga primeira ministro, Benazir Bhutto em dezembro passado e a vaga de bombistas suicidas registados nos comícios eleitorais.

Os principais políticos da oposição no Paquistão como o antigo primeiro ministro Nawaz Sharif, tem avisado que as eleições serão viciadas em favor dos partidos políticos que apoiam o presidente, que receia perder poder no parlamento.

A presidência de Musharraf não está em jogo no sufrágio, mas se os partidos que o apoiam perderem controle da legislatura, ele poderá ser impugnado.

Musharraf rejeita as acusações de que os resultados serão manipulados, e criticou os media e as organizações internacionais para não criarem um ambiente em que será automático o rotulo de fraude.

Recentes sondagem de opinião apresentam uma descida acentuada da popularidade de Musharraf e um aumento do apoio aos partidos da oposição.

‘Anunciar os partidos vencedores, os candidatos vencedores ... trata-se de algo malicioso. Perturba a paz. Não pode ser permitido. Não pode ser tolerado por se dar esperanças desnecessárias, expectativas, elevar a expectativas dos partidos e da população.’

O antigo general do exercito que assumiu o poder, em 1999 num golpe, tornou-se um aliado chave dos Estados Unidos na guerra contra o terrorismo, sustenta que a ditadura não serve pelo Paquistão e que a democracia constitui o sistema exacto para o país.

XS
SM
MD
LG