Links de Acesso

Por Termo à Crise Política no Quénia


*Audio deste trabalho na Pagina VOA*

O presidente George Bush vai aumentar os esforços para se por termo ao fim da crise política no Quénia. Bush que vai este fim de semana iniciar uma visita a África decidiu enviar a secretaria de estado Condoleeza Rice a Nairobi.

O presidente Bush disse que Rice vai enviar uma mensagem clara aos dirigentes e povo do Quénia.

‘Tem que haver o fim imediato da violência. Tem que haver justiça para as vitimas de abuso e tem que haver um regresso total á democracia.’

O presidente americano disse que os Estados Unidos apoiam os esforços do antigo secretario geral das Nações Unidas, Kofi Annan, para por termo á crise no Quénia, crise essa despoletada por disputas sobre os resultados das eleições presidenciais.

Bush disse que noutras partes do continente africano, a mediação de conflitos, em grande parte levada a cabo por africanos, tem produzido resultados. Como exemplo citou a Libéria um pais agora a recuperar de uma longa guerra civil.

A Libéria é alias um dos países que Bush vai visitar na sua visita a África a iniciar sexta feira. Os outros países são o Benin, a Tanzânia, o Ruanda e o Gana.

O presidente americano disse que como um todo África está a atravessar grandes mudanças e é agora um continente de grande potencial.

”É um lugar onde a democracia está a avançar, onde as economias estão a crescer e os dirigentes estão a fazer face aos desafios com determinação e propósito."

O presidente disse ainda que o empenho da América com África é grande, acrescentando que na sua viagem ao continente vai sublinhar os esforços no combate á doença e pelo desenvolvimento.

O presidente disse que o grande recurso de África são os seus povos e lamentou as vidas perdidas pela sida e a malária.

O presidente apelou ao congresso para aprovar o seu pedido para um grande aumento no financiamento da luta contra a sida em África fazendo notar que as iniciativas dos Estados Unidos para combater a malária, lançada em 2006 já está a produzir resultados positivos.

”De acordo com novos dados, os níveis de malária estão a descer em grande escala em muitas partes de África. Continuamos nessa via e estamos prestes a alcançar um objectivo extraordinário. África pode transformar uma doença que há séculos vitima as suas crianças numa coisa do passado”.

Falando no museu de Arte Africana aqui em Washington Bush disse que vai visitar hospitais e clinicas durante a sua visita à África. O presidente vai também visitar centros de treino profissional e pequenos negócios para chamar a atenção para a importância de investimentos estrangeiros.

”Quando se investe capital criam se empregos. O paternalismo tem que ser uma coisa do passado. O futuro é sobre a criação de joint ventures”.

Na próxima terça feira quando estiver em Kigali o presidente vai assinar um acordo bilateral de investimento com o Ruanda. Será o primeiro tratado do género dos Estados Unidos com um pais da África sub sahariana em quase uma década.

XS
SM
MD
LG