Links de Acesso

Avaliar a Situação de Segurança no Iraque


O secretario de defesa americano tinha afirmado várias vezes que esperava que a programada retirada de três mil e 500 soldados por mês pudesse continuar pelo menos até abranger o numero de brigadas enviadas há meses atrás como reforço.

Mas o comandante militar americano no Iraque o General David Petraeus disse acreditar que uma pausa será necessária para se poder avaliar a situação de segurança antes de se poder retirar mais tropas.

Após uma longa reunião com o general Petraeus em Bagdade o secretario Gates disse estar pronto a aceitar a pausa.

”Penso que provávelmente faz sentido falar se de um breve período de consolidação e avaliação”.

O secretario Gates disse que tinha ele próprio começado a pensar nesse sentido, mas afirmou não saber ao certo quanto tempo vai durar a pausa na retirada de tropas.

”Uma das questões chave é o período de suspensão e o que vai acontecer após isso. Tudo isso ainda tem que ser determinado e depois decidido em ultima instancia pelo presidente”.

A maior parte dos reforços enviados pelo presidente Bush para o Iraque vão abandonar o país até julho e as autoridades americanas tem que decidir o que fazer após isso.

O secretario Gates disse que as recomendações do general Petraeus serão apresentadas ao presidente na próxima semana, juntamente com a avaliação de outros oficiais e dele próprio.

O general Petraeus devera apresentar um relatório ao congresso em Abril.

XS
SM
MD
LG