Links de Acesso

Bhutto Morreu Com Impacto da Explosão


Os detectives da Scotland Yard concluíram que a senhora Bhutto morreu quando o impacto da explosão da bomba fez com que a sua cabeça batesse violentamente na abertura do tejadilho do seu carro.

Abdul Majeed, o chefe da equipa paquistanesa que investigou o assassínio, leu as conclusões do patologista britânico que assistiu à investigação.

“A explosão causou uma violenta colisão da sua cabeça com a abertura do tejadilho do seu veiculo, causando um ferimento grave e fatal na cabeça”.

Imagens do ataque captadas pela televisão mostram um único atirador disparando em direcção à senhora Bhutto segundos antes da explosão.

Investigadores determinaram que a pessoa que disparou a arma era também o bombista suicida.

“Todas as provas indicam que um suspeito disparou uma pistola antes de detonar um engenho explosivo improvisado. No momento do ataque essa pessoa encontrava-se perto da traseira do veiculo da senhora Bhutto”.

O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, convidou a Scotland Yard a investigar as causas da morte de Benazir Bhutto, depois de alguns dos seus apoiantes terem dito que o governo poderia estar envolvido no ataque e estava a cobrir as circunstancias do seu assassínio.

Elementos do Partido Popular do Paquistão, o PPP, da senhora Bhutto, mantêm que ela foi atingida a tiro durante o ataque.

Mesmo depois dos resultados da investigação da Scotland Yard terem sido divulgados, a porta-voz do PPP, Sherry Rehman, insistiu que uma bala atingiu a antiga primeira-ministra.

“Podemos ver claramente nas imagens televisivas que ela encolheu-se com o impacto de uma bala e depois caiu para dentro do carro. Isso dá-nos mais razão para pedir por uma investigação mais alargada das Nações Unidas sobre o que é que conduziu aos acontecimentos de 27 de Dezembro e quem esteve por detrás da mão que puxou do gatilho e quem foram os financiadores, patrocinadores, organizadores e perpetradores do crime”.

O relatório da Scotland Yard nota que apesar da falta de uma pesquisa pormenorizada no local do crime ou uma autopsia ao corpo da senhora Bhutto, provas suficientes estiveram ao dispor dos investigadores para elaborarem o que classificaram por conclusões seguras.

Os detectives basearam-se em radiografias da cabeça da senhora Bhutto e num pormenorizado exame das imagens televisivas do ataque.

A equipa britânica apenas investigou como é que a senhora Bhutto foi morta, não o que esteve por detrás.

O governo paquistanês afirmou que o chefe de um grupo militante ligado a al-Qaida baseado na fronteira com o Afeganistão foi o responsável pelo assassínio de Benazir Bhutto.

Pelo menos quatro pessoas foram presas em ligação com o caso, incluindo um rapaz de 15 anos que disse a Policia que fazia parte de um grupo de cinco bombistas suicidas encarregados de assassinar a líder da oposição paquistanesa.

A morte de Benazir Bhutto causou pilhagens e protestos um pouco por toda à parte e forçou ao adiamento das eleições gerais para o final deste mês de Fevereiro.

XS
SM
MD
LG