Links de Acesso

Balanço da Primeira Super-Terça-Feira


Na terça-feira, a senadora Hilary Clinton conseguiu vencer nos dois Estados que nomeiam mais delegados à convenção do partido democrático - Nova Iorque e Califórnia - mas a corrida para a nomeação presidencial ainda tem um longo caminho pela frente. Quanto ao senador Barack Obama, venceu em 13 Estados que estavam em jogo na super-terça-feira dando-lhe assim um novo ímpeto para as primárias, que se realizam nos próximos dias e semanas. Durante uma conferência de imprensa em Chicago, Obama manifestou a sua satisfação com os resultados obtidos: ”Ganhamos mais delegados e ganhamos mais Estados em todas as regiões do país. Vencemos em estados grandes e pequenos.”

Neste momento, os dois candidatos democratas têm um número de delegados quase idêntico, com uma pequena vantagem para Hilary Clinton. As duas campanhas estão já de olhos postos no sábado que vem, quando decorrerão eleições nos Estados da Louisiana, Nebraska e Washington. No dia 12 de Fevereiro realizam-se as primárias em Maryland, Virginia e Washington D.C..

Do lado dos republicanos, o senador John McCain conseguiu importantes vitórias na Califórnia, Nova Iorque e noutros importantes Estados. Neste momento, dispõe já de cerca de metade dos delegados de que precisa para ser nomeado para a presidência na convenção republicana. Numa conferência de imprensa, McCain pediu à ala conservadora do seu partido para que diminuísse as críticas de que tem sido alvo, afirmando que chegou a altura do partido se unir sob a sua liderança: ”A nossa mensagem é a de que todos partilhamos princípios conservadores e de que nos devemos unir no que diz respeito às questões acerca das quais estamos de acordo.”

Alguns republicanos mais conservadores criticam McCain por causa das suas posições relativamente à imigração e à reforma do financiamento das campanhas eleitorais. Ainda do lado dos republicanos, o antigo governador Mike Huckabee surpreendeu muitos observadores, conquistando vários Estados do Sul do país e afirmou que vai manter-se na corrida até que um dos candidatos reúna os 1.191 delegados de que precisa para a nomeação republicana. Por último o ex-governador Mitt Romney conseguiu vitórias em Massachusets e nalguns pequenos Estados do Oeste. Contudo, tanto ele como Huckabee seguem muito atrás de McCain.

XS
SM
MD
LG