Links de Acesso

O Chade e o Sudão Há Muito Que Apoiam


Representantes dos países vizinhos do Sudão estão reunidos com mediadores internacionais no Egipto para discutir o conflito da região sudanesa de Darfur.

O mediador das Nações Unidas para o conflito em Darfur, Jan Eliasson, e o seu homologo da União Africana. Salim Ahmed Salim, encontram-se na estancia turística egípcia de Sharm el-Sheik para encontros com representantes do Chade, Egipto, Eritréia e Líbia.

As conversações de paz patrocinadas pelas Nações Unidas e União Africana começaram na Líbia em Outubro passado, mas foram rápidamente suspensas depois de vários grupos rebeldes terem recusado participar.

No mês passado, mediadores tentaram unir as muitas facções rebeldes de Darfur e encorajar os principais lideres a participarem em futuras conversações.

O Chade, Egipto e Líbia são países vistos como importantes para o processo de paz devido a sua influencia que tem do lado dos rebeldes ou do governo sudanes.

O Chade e o Sudão há muito que apoiam e albergam grupos rebeldes que operam em cada um dos países, embora poucos rebeldes continuem no Chade desde que o governo assinou um acordo com Cartum em Maio. A Eritréia tem também concedido apoio aos rebeldes e recentemente tentou formar coligações entre grupos rebeldes.

O investigador do Instituto para o Dialogo Global da África do Sul, Timothy Othieno, afirmou que a pressão do Chade e da Eritréia é essencial para a cooperação dos rebeldes.

“Esses grupos rebeldes não conseguem chegar a acordo entre si. São apoiados financeira e militarmente por países. E penso que o ónus esta em a União Africana e as Nações Unidas negociarem com esses países. Necessário falar em particular com os apoiantes desses grupos rebeldes por forma a alcançar-se um consenso”.

A Líbia e o Egipto, que estão activamente envolvidos nos esforços de mediação, são vistos por muitos grupos rebeldes como sendo próximos do governo de Cartum. A Líbia está a patrocinar a actual ronda de conversações de paz, mas muitos grupos rebeldes têm pedido a mudança do local das conversações.

O Egipto tem soldados em Darfur envolvidos na missão da União Africana e prometeram mais tropas para a futura força das Nações Unidas, apesar da oposição de alguns rebeldes.

XS
SM
MD
LG