Links de Acesso

Terminar de Forma Diplomática as Actividades Nucleares Norte-coreanas


Um destacado diplomata norte-americano encontra-se em Pyongyang para discutir a cooperação da Coreia do Norte para terminar pacificamente com o seu programa de armas nucleares. O foco da visita é o de obter uma prometida declaração de todas as actividades nucleares norte-coreanas.

O subsecretário de Estado Christopher Hill chegou hoje a Pyongyang para uma rara visita à Coreia do Norte, onde está previsto passar os próximos três dias em consultas com destacados funcionários norte-coreanos sobre os programas nucleares do país.

Hill é o chefe da delegação dos Estados Unidos às conversações entre seis países destinadas a terminar de uma forma diplomática com as actividades nucleares norte-coreanas.

No principio do ano a Coreia do Norte prometeu aos Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e China que iria declarar todos os seus materiais e programas nucleares, como um passo em frente para acabar de uma vez por todas as suas actividades nucleares.

Uma das principais razões da visita de Hill é ter acesso antecipado a declaração nuclear da Coreia do Norte, que será apresentada formalmente aos seis países envolvidos nas conversações. Antes de partir para a Coreia do Norte a bordo de um avião militar americano, Hill disse aos jornalistas em Seul esperar que o documento de Pyongyang seja global.

“Na declaração, afirmamos que todos os programas nucleares precisam ser declarados e penso que todos significam todos”.

Hill disse que a Coreia do Norte deve responder às preocupações dos Estados Unidos sobre um possível programa secreto de enriquecimento de urânio que Pyongyang nunca admitiu publicamente existir. Funcionários americanos disseram que altos funcionários norte-coreanos admitiram em privado, que esse programa estava em curso em 2002, em violação de um acordo de congelamento das actividades nucleares assinado em 1994. A Coreia do Norte reiniciou o seu programa de armas baseadas em plutónio poucas semanas depois de ter sido confrontada com provas dos Estados Unidos sobre o programa de urânio.

Hill afirmou que manteve extensas conversações com funcionários norte-coreanos sobre o assunto do urânio e que espera alcançar um entendimento sobre a matéria até ao final deste ano.

Christopher Hill deverá visitar a principal instalação nuclear norte-coreana em Yongbyon esta semana, para confirmar a cooperação do Norte no seu desmantelamento em troca de ajuda em energia.

Contudo, peritos afirmam que o desmantelamento de Yongbyon é um primeiro passo relativamente fácil, comparado com a eliminação verificável do arsenal existente de materiais e armas nucleares da Coreia do Norte.

Hill afirmou que os Estados Unidos investiram tempo e esforço em construir a confiança com a Coreia do Norte, acrescentando que a confiança deve agora ser utilizada para criar sistemas de verificação do desarmamento nuclear norte-coreano.

“Precisamos garantir que podemos verificar o que estiver a ser feito e creio haver o entendimento da Republica Popular Democrática da Coreia de que essa verificação precisa de fazer parte de qualquer acordo”.

Aguarda-se que a China, anfitriã das conversações multinacionais, anuncie a data da próxima ronda de conversações. Uma nova ronda pode começar esta semana depois de Christopher Hill partir de Pyongyang para Pequim.

XS
SM
MD
LG